INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE E A GESTÃO PÚBLICA, NOVOS CAMINHOS EM BUSCA DA EFICIÊNCIA E DO ATENDIMENTO DAS NECESSIDADES SOCIAIS: ESTUDO DE CASO DOS MUNICIPIOS PARAIBANOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18696/reunir.v8i3.740

Palavras-chave:

sustentabilidade, gestão pública, planejamento, local.

Resumo

Diante da complexidade da sociedade moderna e das mudanças decorrentes do século XX, faz-se necessário repensar as formas impostas de desenvolvimento. Agora, esse desenvolvimento precisa melhorar a qualidade de vida das pessoas, preservar o meio ambiente e garantir o crescimento econômico, ou seja, ser sustentável. Essa mudança, passa necessariamente pela gestão pública, que é responsável pela instituição das políticas públicas, sobretudo o poder local que está em maior proximidade a comunidade. Nessa perspectiva, o objetivo deste estudo é desenvolver um índice de sustentabilidade social (ISS) e enquadrar os municípios em níveis de sustentabilidade social, buscando avaliar o desempenho quanto a fatores sociais e institucionais e fornecendo informações relevantes para a tomada de decisão. Para isso, foram utilizados indicadores de sustentabilidade, pois estes simplificam o entendimento dos dados e das informações, facilitando a tomada de decisão e democratizando o conhecimento. Os municípios selecionados como caso de estudo foram os da Região Administrativa de Campina Grande, devido à sua relevância para o Estado da Paraíba. Os resultados encontrados, com a aplicação do índice, evidenciaram que a maioria dos municípios se enquadra nas faixas de “baixa sustentabilidade” e “média sustentabilidade”. Esses resultados alertam para a necessidade de melhorias na gestão e no planejamento dos fatores ligados à dimensão social, através da percepção dos anseios e problemas da população, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dessas comunidades.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sabrina Ribeiro Almeida, UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual da Paraíba (2014). Mestre pelo programa de pós-graduação em recursos naturais UFCG (2016-2018); Especialização em Contabilidade, Perícia e Auditoria (2017-2019). Pesquisas e publicações com temas referentes a educação em contabilidade e desenvolvimento sustentável. 

Wilson Fadlo Curi, Professor titular da UFCG- Universidade Federal de Campina Grande

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Goiás (1979), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba (1986) e doutorado em Systems Design Engineering - University of Waterloo (1992). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Campina Grande (da Unidade Acadêmica de Física, do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil e Ambiental e do Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais), é consultor Ad hoc do CNPq, faz parte do comitê avaliador da revista Reunir e coordenador do grupo GOTA - Grupo de Otimização Total da Água (www.gota.eng.br). Tem experiência na área de Engenharia de Recursos Hídricos, com ênfase em Teoria de Sistemas e Otimização, atuando principalmente nos seguintes temas: otimização (modelagem matemático-computacional envolvendo análise multicriterial, programações linear e não linear), simulação e planejamento integrado em sistemas de recursos hídricos (aspectos multi-objetivos, quali-quantitativos da água e seus múltiplos usos relativos a operação de reservatórios, irrigação, geração de energia, piscicultura, redes hidráulicas, etc.). 

Zedna Mara de Castro Lucena Vieira, UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba (1976), Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental pela Universidade Federal de Campina Grande (2002) e doutorado em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande (2008). Pós-doutorado realizado na Universidade Federal de Campina Grande, no período de 2008-2013, através do Programa Nacional de Pós-Doutorado - PNPD.

Professora substituta no curso de Engenharia Civil e no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental da Universidade Federal de Campina Grande, desde janeiro de 2017. 

Luísa Eduarda Lucena de Medeiros

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Campina Grande (2015), mestrado em Engenharia Civil e Ambiental (2017), área de concentração Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental, pela Universidade Federal de Campina Grande e doutorado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande.

Downloads

Publicado

2019-02-13

Como Citar

Almeida, S. R., Curi, W. F., de Castro Lucena Vieira, Z. M., & Lucena de Medeiros, L. E. (2019). INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE E A GESTÃO PÚBLICA, NOVOS CAMINHOS EM BUSCA DA EFICIÊNCIA E DO ATENDIMENTO DAS NECESSIDADES SOCIAIS: ESTUDO DE CASO DOS MUNICIPIOS PARAIBANOS. REUNIR Revista De Administração Contabilidade E Sustentabilidade, 8(3), 58-67. https://doi.org/10.18696/reunir.v8i3.740

Edição

Seção

Artigos científicos