A CONTRIBUIÇÃO DA EXPERIÊNCIA NO APRENDIZADO DE GERENTES DO SETOR ELÉTRICO DE UMA CAPITAL NORDESTINA
DOI:
https://doi.org/10.18696/reunir.v8i2.624Palavras-chave:
Aprendizagem Gerencial, Experiência, ReflexãoResumo
As organizações mantêm-se competitivas a partir da capacidade de transformar o conhecimento e as experiências de seus gerentes em soluções inovadoras. Este estudo tem como objetivo compreender como os gerentes do setor elétrico da Paraíba aprendem o exercício da função gerencial por meio de suas experiências. Investigam-se, a partir de uma abordagem qualitativa, processos de aprendizagem de quatro gestores que atuam em uma empresa do setor elétrico. A análise dos resultados revela que a aprendizagem pela experiência ocorre nos âmbitos pessoal, social e profissional. Pode-se destacar que através das experiências os gestores constroem o seu saber e desenvolvem suas atividades cotidianas pautadas naquilo que já vivenciaram, e que através da reflexão, puderam moldar sua forma de agir. Os resultados desta pesquisa ainda apontam para a importância dos relacionamentos, da prática reflexiva e do conhecimento para o desenvolvimento profissional dos gerentes. O aprendizado profissional dos gerentes esteve relacionado com os papéis desempenhados por eles ao longo de suas carreiras, onde estes foram balizados pelas experiências vivenciadas ao longo de suas trajetórias de vida e pela vivência das novas experiências. Concebendo que a dinâmica da aprendizagem está baseada nas interpretações que os gestores constroem acerca de suas experiências. Ficou claro que o que eles aprendem é fortemente influenciado pela forma como eles aprendem.
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