Evidências de validade da escala de clima para aprendizagem

Autores

  • Clarissa Leão Bonatti Universidade de Brasília
  • Katia Puente-Palacios Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.18696/reunir.v13i5.1610

Palavras-chave:

Comportamento Organizacional, Clima Organizacional, Aprendizagem

Resumo

Clima para aprendizagem em um contexto organizacional é a percepção compartilhada entre os empregados sobre políticas e práticas organizacionais que têm o objetivo de facilitar, recompensar e apoiar os comportamentos de aprendizagem. O presente estudo teve como objetivo traduzir e adaptar uma medida tridimensional de clima para aprendizagem, bem como avaliar indicadores de validade desse instrumento por meio de Análise Fatorial Exploratória. Após tradução da escala e validação por juízes, o instrumento, em formato eletrônico, foi divulgado em redes sociais e obteve 293 respostas válidas. A análise fatorial demonstrou uma estrutura satisfatória de três fatores, com bons índices de fidedignidade: facilitação da aprendizagem (alpha de Cronbach=0,83); valorização da aprendizagem (alpha de Cronbach=0,90); e evitação de erros (alpha de Cronbach=0,85). As cargas fatoriais variaram entre 0,60 e 0,97. Esses resultados indicam que a escala de Clima para Aprendizagem possui características psicométricas adequadas para seu uso em diagnósticos organizacionais e pesquisas acadêmicas sobre aprendizagem no trabalho. Assim, no campo prático, o uso dessa escala pode contribuir ao fornecer insumos para intervenções que visem a propiciar ambientes organizacionais favoráveis à aprendizagem. Já no âmbito acadêmico, a escala pode ajudar a compreender o fenômeno da aprendizagem dentro de organizações de trabalho por meio de estudos empíricos quantitativos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Katia Puente-Palacios, Universidade de Brasília

Cursou o Mestrado e Doutorado em Psicologia na Universidade de Brasília - Brasil, tendo realizado uma parte deste último na Groningen Rijksuniversiteit, na Holanda (2002). Em 2009 realizou pós-doutorado na Universidade de Valencia-Espanha. Atualmente é professora associada na Universidade de Brasília. Sua área de expertise, tanto para ensino como para pesquisa, refere-se ao funcionamento de equipes de trabalho para cuja investigação utiliza prioritariamente métodos quantitativos, dentre eles a análise multinível, análise de regressão e análise fatorial.

Publicado

2024-04-09

Como Citar

Leão Bonatti, C. ., & Puente-Palacios, K. . (2024). Evidências de validade da escala de clima para aprendizagem. REUNIR Revista De Administração Contabilidade E Sustentabilidade, 13(5), 1-17. https://doi.org/10.18696/reunir.v13i5.1610

Edição

Seção

Chamada Especial: Competências e Aprendizagem