MARKETING AMBIENTAL: UM ESTUDO SOBRE A EVIDENCIAÇÃO DE AÇÕES POR PARTE DAS EMPRESAS DE MINERAÇÃO, SIDERURGIA E METALURGIA LISTADAS NA BM&FBOVESPA
DOI:
https://doi.org/10.18696/reunir.v7i3.608Palavras-chave:
Marketing Ambiental. Sustentabilidade. Mineração. Siderurgia. Metalurgia.Resumo
Este estudo busca identificar o nível de evidenciação das atividades de marketing ambiental, nos Relatórios de Administração e de Sustentabilidade, de empresas que integram os subsetores de Mineração, Siderurgia e Metalurgia, do setor de Materiais Básicos da BM&FBovespa. Também analisa as ações de marketing ambiental por parte de tais empresas, para avaliar se as informações fornecidas são suficientemente claras e elucidativas, a fim de subsidiar o processo de decisão de clientes e investidores. A pesquisa caracteriza-se como descritiva e documental, com dados colhidos por meio de um check list, seguido de análise de conteúdo. As demonstrações referentes aos anos de 2014 e 2015 foram analisadas e classificadas conforme o composto de marketing verde. Os resultados da pesquisa apontam baixo nível de evidenciação das atividades de marketing ambiental em geral, com exceção de algumas empresas que apresentam atuação consistente na área e oferecem informações claras e elucidativas sobre o tema, as quais podem contribuir com o processo de decisão de seus usuários. Os Relatórios de Administração e de Sustentabilidade apresentaram um perfil semelhante de evidenciação, tendo como enfoque o produto e a promoção, porém, os Relatórios de Sustentabilidade retratam o tema em maior profundidade.
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