A percepção do professor-gestor sobre capacitação e desenvolvimento de competências gerenciais na UFRN

Autores

  • Sabrina Rosa Mendes UFRN
  • Marcos Fernando Machado de Medeiros UFRN
  • Maria Teresa Pires Costa UFRN

DOI:

https://doi.org/10.18696/reunir.v13i5.1693

Palavras-chave:

Gestão por Competências, professor-gestor, capacitação

Resumo

Sob a luz da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal da Administração Pública Federal - PNPD e respectivas atualizações, esta pesquisa tem como principal objetivo analisar a percepção do professor-gestor sobre a relevância da capacitação e desenvolvimento de competências gerenciais na sua atuação como gestor na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A metodologia quali-quantitativa combina pesquisa aplicada, descritiva, e levantamento de campo, utilizando a análise documental, a análise de conteúdo e a estatística descritiva para a análise dos resultados. Para a coleta de dados utilizou-se o método de grupo focal e questionário on-line. Os resultados do grupo focal permitiram identificar que a forma como os docentes desenvolvem suas competências ao assumirem cargos de gestão acontece na prática, na vivência do dia a dia, pois existem competências que não podem ser desenvolvidas a partir de capacitações, sendo estas mais efetivas para desenvolver competências técnicas e operacionais. Na percepção da maioria dos professores-gestores, os efeitos e impactos da capacitação, em termos de desenvolvimento de competências gerenciais, ainda não são percebidos na prática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sabrina Rosa Mendes, UFRN

Mestre em Gestão Pública - PPGP/UFRN

Maria Teresa Pires Costa, UFRN

Doutora em Psicologia - UFRN, Professora do PPGP/UFRN

Publicado

2024-04-09

Como Citar

Mendes, S. R., Medeiros, M. F. M. de, & Costa, M. T. P. (2024). A percepção do professor-gestor sobre capacitação e desenvolvimento de competências gerenciais na UFRN. REUNIR Revista De Administração Contabilidade E Sustentabilidade, 13(5), 101-112. https://doi.org/10.18696/reunir.v13i5.1693

Edição

Seção

Chamada Especial: Competências e Aprendizagem