Relação de causalidade entre os índices de sustentabilidade empresarial e Ibovespa no Brasil

Autores

  • Edimilson Costa Lucas UNIFESP/ Professor Doutor
  • Adilson Carlos Yoshikuni CCSA/Universidade Presibiteriana Mackenzie (UPM)
  • Carlos Alberto Di Agustini CESS/Strong Business School

DOI:

https://doi.org/10.18696/reunir.v12i3.1476

Palavras-chave:

Sustentabilidade Empresarial, Ibovespa, Causalidade de Granger

Resumo

O tema sustentabilidade empresarial tem sido objeto de atenção tanto de  acadêmicos quanto de empresários e investidores. Atentos a esses movimentos, os agentes dos mercados financeiros têm desenvolvido índices que reflitam o comprometimento das corporações com ações de sustentabilidade. Em 2005, a Bolsa de Valores de São Paulo criou o primeiro índice de sustentabilidade da América Latina, denominado Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE B3). Esse artigo objetiva analisar a relação causal entre o ISE B3 e o Ibovespa, um dos principais índices do mercado de capitais brasileiro, com o uso dos testes de causalidade de Granger e do modelo autorregressivo vetorial (VAR), além de suporte via decomposição por wavelets. Os resultados indicam que há uma relação de causalidade bidirecional entre o ISE B3 e o Ibovespa, consubstanciando mais informações aos investidores como forma de redução de riscos de investimentos. Dessa forma, de posse de informações relevantes a respeito do comportamento esperado do ISE B3 ou Ibovespa, os investidores poderão alocar recursos no índice de interesse em função do comportamento do outro e, vice-versa, como forma de tentar minimizar perdas no mercado financeiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adilson Carlos Yoshikuni, CCSA/Universidade Presibiteriana Mackenzie (UPM)

Pós-doutor e doutor em Administração de Empresas pela FGV-EAESP (2018,2015), Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP (2005), Pós-graduado em MBA Executivo Internacional pela FGV-EBAPE e University of California Irvine- EUA (2005), Bacharel em Ciência da Computação (1995) e Análise de Sistema (1993) pela Universidade Paulista. Na Universidade Presbiteriana Mackenzie é professor integral do programa de Mestrado e de Doutorado Profissional em Controladoria e Finanças Empresariais (PPGEFI).

Carlos Alberto Di Agustini, CESS/Strong Business School

Doutor em Engenharia de Produção (Universidade Paulista) e Mestre em Administração de Empresas (PUC-SP).

Downloads

Publicado

2022-10-21

Como Citar

Costa Lucas, E., Carlos Yoshikuni, A., & Di Agustini, C. A. (2022). Relação de causalidade entre os índices de sustentabilidade empresarial e Ibovespa no Brasil. REUNIR Revista De Administração Contabilidade E Sustentabilidade, 12(3), 30-42. https://doi.org/10.18696/reunir.v12i3.1476

Edição

Seção

Artigos científicos