PLANEJAMENTO E SUSTENTABILIDADE EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR À LUZ DOS OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Palavras-chave:
Práticas Sustentáveis. Planejamento Estratégico. Instituições EducacionaisResumo
As discussões relativas à sustentabilidade vêm ganhando mais evidência diante da necessidade de conciliação entre desenvolvimento e sustentabilidade. Nesse contexto, as Instituições de Ensino Superior (IES) carecem de uma metodologia de atuação que incorpore as dimensões da sustentabilidade. Este estudo concebe as IES como disseminadoras do conhecimento e com relevante papel na orientação para o desenvolvimento sustentável, e aponta o planejamento estratégico como forte aliado operacional. O objetivo é analisar as atividades acadêmicas, visando verificar de que forma o planejamento estratégico pode contribuir para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Verificou-se componentes curriculares, projetos de pesquisa e ações de extensão, em busca de indícios de sustentabilidade, dimensionando-os quanto às perspectivas ambiental, econômica e social para que, paralelamente à análise da estratégia da IES, se apontasse melhorias para o alinhamento entre planejamento e sustentabilidade. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, de abordagem, predominantemente, qualitativa, viabilizada pelas técnicas bibliográfica e documental e examinada pela técnica de análise de conteúdo. A pesquisa revelou uma IES em evolução, mas estruturada e comprometida com as dimensões da sustentabilidade; um planejamento conscientemente sustentável; e atividades acadêmicas alicerçadas em aspectos tecnológicos, inovadores e com tendência à flexibilização. Destacou-se como sugestão de melhoria a implementação de um sistema de avaliação que utilize indicadores de sustentabilidade, apontando a metodologia do Sustainability Balanced Scorecard como referência.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de ser um periódico de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, com caráter científico.
A Revista REUNIR adota Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Brasil License ou seu equivalente.