INDICADORES SOCIAIS INTERNOS E A GERAÇÃO DE VALOR ADICIONADO: UMA ANÁLISE DA RELAÇÃO DO BALANÇO SOCIAL E DA DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO EM BANCOS BRASILEIROS

Autores

  • Silvane Maria Taiarol Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Simone Letícia Raimundini Universidade Estadual de Maringá
  • Ariel Behr Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.18696/reunir.v1i2.34

Palavras-chave:

Balanço Social, Demonstração do Valor Adicionado (DVA), Investimento Social Interno,

Resumo

A divulgação de informações sobre a responsabilidade social corporativa tem aumentado substancialmente nas últimas décadas. O Balanço Social e a Demonstração do Valor Adicionado têm sido as demonstrações mais utilizadas para evidenciar tanto informações qualitativas quanto quantitativas desta natureza. O conceito que está subjacente nestas demonstrações é que o lucro de uma organização empresarial pertence a diversos grupos de interesse, e que os indicadores sociais internos e o valor adicionado distribuído estão relacionados. O objetivo desse artigo é analisar e comparar a evolução do investimento social interno, valor adicionado gerado e receita operacional e líquida bem como verificar se os investimentos sociais internos contribuem para o aumento da receita e do valor adicionado das organizações bancárias brasileiras, no período de 2000 a 2009. Os dados foram coletados em painel e analisados qualitativamente (análise horizontal e de valores relativos) e quantitativamente (correlação e regressão). Os resultados apontam alta correlação e alta regressão do investimento social interno com a geração e a distribuição de riqueza, bem como, da receita operacional e líquida. Esse resultado corrobora com análise qualitativa, ou seja, o aumento do investimento social interno proporciona aumento no valor adicionado gerado, logo no valor adicionado distribuído aos funcionários. A principal conclusão é que os gastos com pessoal é um dos elementos para aumentar as receitas e gerar riqueza para as organizações bancárias atendendo a Teoria Patrimonial da Empresa.

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Biografia do Autor

Silvane Maria Taiarol, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Bacharel em Ciências Contábeis

Simone Letícia Raimundini, Universidade Estadual de Maringá

Professora do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Maringá

Doutoranda em Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Ariel Behr, Universidade Federal do Pampa

Professor do Campus Santana do Livramento da Universidade Federal do Pampa

Doutorando em Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

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Publicado

2015-12-14

Como Citar

Taiarol, S. M., Raimundini, S. L., & Behr, A. (2015). INDICADORES SOCIAIS INTERNOS E A GERAÇÃO DE VALOR ADICIONADO: UMA ANÁLISE DA RELAÇÃO DO BALANÇO SOCIAL E DA DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO EM BANCOS BRASILEIROS. REUNIR Revista De Administração Contabilidade E Sustentabilidade, 1(2), 82-100. https://doi.org/10.18696/reunir.v1i2.34

Edição

Seção

Artigos científicos