IMPACTO DO FUNDO DE FINANCIAMENTO AO ESTUDANTE DO ENSINO SUPERIOR NA RENTABILIDADE DAS EMPRESAS DO SETOR EDUCACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.18696/reunir.v7i2.482Palavras-chave:
Análise de Balanço. Indicador ROE. Correlação. FIES.Resumo
Nas últimas décadas, houve um grande aumento no número de estudantes frequentando instituições de Ensino Superior, e um dos fatores que levaram a esse aumento foi o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES). Os repasses do FIES representam percentual considerável no Contas a Receber dessas instituições. Neste cenário, questiona-se o impacto do FIES na rentabilidade das empresas brasileiras do setor educacional. Assim, o presente estudo tem por objetivo analisar tal impacto nas empresas do setor educacional selecionadas, durante o período de 2011 a 2014. Foi realizada uma pesquisa descritiva, documental, com abordagem quantitativa, analisando duas das principais instituições privadas do Brasil do setor educacional que têm suas ações negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo (BOVESPA). A coleta dos dados se deu a partir das demonstrações contábeis consolidadas e notas explicativas das empresas divulgadas na Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Na análise dos dados, foram evidenciados os valores referentes aos repasses do FIES e o quanto estes representaram, em percentuais, no Contas a Receber e no Ativo Circulante durante o período analisado. Posteriormente, a partir do Lucro Líquido e Patrimônio Líquido, foi calculado o indicador de rentabilidade: ROE. Realizou-se, também, uma análise de correlação entre as variações na rentabilidade das empresas e as variações dos valores referentes aos repasses do FIES no contas a receber. Com base nas análises foi possível concluir que há uma forte correlação entre as variações nos repasses do FIES e as variações na rentabilidade das empresas do setor educacional analisadas.Downloads
Referências
ANDRADE, Maria Margarida de. Como Preparar Trabalhos Para Cursos de Pós-Graduação: Noções Práticas. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
BELLO, Pedro. Estatística Básica para Concursos. 1. ed. Rio de Janeiro: Ed. Ferreira, 2005.
BORGES, Francisco Carlos D'Emílio. Financiamento Público e ampliação do Acesso ao Ensino Superior no Brasil. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Cidade de São Paulo. São Paulo, 2012. Disponível em: <http://arquivos.cruzeirodosuleducacional.edu.br/principal/old/mestrado_educacao/dissertacoes/2012/dissertacao_francisco_carlos_borges.pdf.> Acesso em: 04 mai. 2015
BORINELLI, Marcio Luiz. A identificação do ciclo de vida das pequenas empresas através das demonstrações contábeis. 1998. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. 1998.
BRASIL. Presidência da República. Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001. Dispõe sobre o Fundo de Financiamento ao estudante do Ensino Superior e dá outras providências. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10260.htm>. Acesso em: 04 nov. 2014.
___ ___. Presidência da República. Lei nº 12.202, de 14 de janeiro de 2010. Dispõe sobre o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior - FIES. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/Lei/L12202.htm >. Acesso em: 04 nov. 2014.
___ ___. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Resultados do Censo da Educação Superior 2013. Brasília: INEP, 2014. Disponível em: <http://www.inep.gov.br> Acesso em: 24 out. 2015.
___ ___. Ministério da Educação. Portaria Normativa n° 21, de 26 de dezembro de 2014. Altera dispositivos das Portarias Normativas MEC nº 2, de 31 de agosto de 2008; nº 1, de 22 de janeiro de 2010; nº 10, de 30 de abril de 2010; nº 15, de 8 de julho de 2011; nº 23, de 10 de novembro de 2011; nº 25, de 22 de dezembro de 2011; nº 16, de 4 de setembro de 2012; nº 19, de 31 de outubro de 2012; e nº 28, de 28 de dezembro de 2012, que dispõem sobre o Fundo de Financiamento Estudantil - FIES. Disponível em: <http://sisfiesportal.mec.gov.br/arquivos/portaria_normativa_21_26122014_compilada_050115.pdf > . Acesso em: 10 maio 2015
___ ___. Ministério da Educação. Portaria Normativa n° 23, de 29 de dezembro de 2014. Altera dispositivos das Portarias Normativas MEC n°1, de 22 de janeiro de 2010, n°15, de 8 de julho de 2011, e n° 21, de 26 de dezembro de 2014, que dispõem sobre o Fundo de Financiamento Estudantil - FIES. Disponível em: < http://sisfiesportal.mec.gov.br/arquivos/portaria_23_29122014.pdf>. Acesso em: 10 maio 2015
___ ___. Ministério da Educação. Fundo de Financiamento Estudantil. Disponível em: <http://sisfiesportal.mec.gov.br/fies.html> Acesso em: 25 out 2015
CALLEGARI-JACQUES, Sidia M. Bioestatística: princípios e aplicações. 1. ed. Porto Alegre: Artemed, 2003.
CANUTO, Vera Regina Albuquerque. Políticos e Educadores: a organização do ensino superior no Brasil. 1. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 1987.
COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS TÉCNICOS (CPC). Pronunciamento Conceitual Básico –Estrutura Conceitual para a Elaboração e Apresentação das Demonstrações Contábeis. Disponível em: < http://www.cpc.org.br>. Acesso em: 29 nov. 2015.
COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS. Consulta de Documentos de Companhias Abertas por Ordem Alfabética. Disponível em: http://cvmweb.cvm.gov.br/SWB/Sistemas/SCW/CPublica/CiaAb/FormBuscaCiaAbOrdAlf.aspx. Acesso em: 01 set 2015.
ESTÁCIO Participações. Histórico e Perfil Corporativo. 2015a. Disponível em:<http://www.estacioparticipacoes.com/estacio2010/web/conteudo_pt.asp?idioma=0&conta=28&tipo=30092>. Acesso em: 28 ago. 2015.
___ _ __. Informações aos Investidores. Dados operacionais, Demonstração de Resultados e Balanço Patrimonial. 2015b. Disponível em:< http://fundamentos.mz-ir.com/Default.aspx?c=156&f=749&cc=3&u=1&idm=0>. Acesso em: 02 set. 2015.
FREY, Klaus. Políticas Públicas: um debate conceitual e reflexões referentes à prática da análise de políticas públicas no Brasil. Planejamento e Políticas Públicas, Brasília n. 21 p.211-259, jun. 2000.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GITMAN, L. J. Princípios de Administração Financeira. 10. ed. São Paulo: Pearson Addison Wesley, 2004.
HOLFLING, Eloisa de Mattos. Estado e políticas (públicas) sociais. Caderno Cedes, Campinas, vol. 21, nº 55 p. 30-41, nov. 2001.
IUDÍCIBUS, S. Contabilidade Introdutória. 11. ed. São Paulo: Atlas, 2010a.
___ ___. Análise De Balanço. 10. Ed. . São Paulo: Atlas, 2010b.
INFOMONEY. Como Funciona o mercado de ações. Disponível em: <http://www.infomoney.com.br/minhas-financas/noticia/527576/como-funciona-mercado-acoes>. Acesso em: 31 out. 2014.
KROTON Educacional. Perfil Corporativo. 2015a. Disponível em: <http://www.kroton.com.br/> Acesso em: 18 ago. 2015.
___ _ __. Documentos CVM: IAN - Informações Anuais. 2015b. Disponível em: <http://www.kroton.com.br/> Acesso em: 22 ago. 2015.
LIRA, Sachiko Araki. Análise de Correlação: Abordagem teórica e de construção dos coeficientes com aplicações. Dissertação apresentada ao Curso de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em Engenharia dos Setores de Ciências Exatas e de Tecnologia da Universidade Federal do Paraná, 2004.
MARION, Jose Carlos. Análise das Demonstrações Contábeis. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
MARINELLI, C. R. G. Programa Universidade para Todos: aspectos da cidadania fragmentada. 2010. 209 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, São Paulo.
MATARAZZO, Dante Carmine. Análise Financeira de Balanço. 7. ed. São Paulo:Atlas, 2010.
MCCOWAN, Tristan. Expansion Without equity an analysis of current policy on access to higher education in Brazil. In: Higher Education: An international journal of Higher Education and educational planning; New York: Publish Springer, vol 53, n ° 5 p. 579-598, 2007.
OLIVEIRA, Zenaide dos Reis Borges Balsanulfo de; CARNIELLI, Beatrice Laura. Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES): visão dos estudantes. Jornal de Políticas Educacionais. n. 7, p. 35-40, 2010. Disponível em:
http://www.jpe.ufpr.br/n7_4.pdf>. Acesso em: 15 jun. 2015.
PADOVEZE, C. L.; BENEDICTO, G. C. Análise das Demonstrações Financeiras. 3. ed.
São Paulo: Cengage Learning, 2010.
QUINTEIRO, Lúis Gustavo do Lago. A relação entre a evidenciação de informações contábeis e a volatilidade dos retornos das ações no Brasil. In: CLADEA, 39., 2004, República Dominicana. Anais... República Dominicana: CLADEA, 2004. CD-ROM.
REVISTA ÉPOCA NEGÓCIOS. Acionistas aprovam fusão da Kroton e Anhanguera. Editora Globo S/A. São Paulo, set. 2014. Disponível em: <http://epocanegocios.globo.com/Informacao/Acao/noticia/2014/07/acionistas-aprovam-fusao-da-kroton-e-anhanguera.html >. Acesso em: 10 jul 2015.
ROMANELLI, Otaíza de Oliveira. História da Educação no Brasil (1930/1973). 14. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 1991.
SAMOR, Geraldo. Governo aperta o cinto e sobe a barra no FIES. VEJA, São Paulo, jan. 2015. Disponível em: < http://veja.abril.com.br/blog/mercados/educacao/governo-aperta-o-cinto-e-sobe-a-barra-no-fies>. Acesso em: 10 maio 2015.
SÉCCA, Rodrigo Ximenes; SOUZA, Rodrigo Mendes Leal. Análise do setor de ensino superior privado no Brasil. BNDES Setorial, Rio de Janeiro, n. 30 , p. 109-156, set. 2009.
TRIVIÑOS, Augusto Nivaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. 1. ed. São Paulo: Atlas,1987.
UNESCO. Policy Paper for Change and Development in Higher Education. Paris: UNESCO. 1995.
WERNKE, Rodney. Gestão Financeira: Ênfase em Aplicações e Casos Nacionais. Rio de Janeiro: Saraiva, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de ser um periódico de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, com caráter científico.
A Revista REUNIR adota Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Brasil License ou seu equivalente.