MOTIVAÇÃO PARA APRENDIZAGEM NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE ALUNOS DA MODALIDADE PRESENCIAL E A DISTÂNCIA, REFERENTE À DISCIPLINA DE CONTROLADORIA
DOI:
https://doi.org/10.18696/reunir.v4i2.225Palavras-chave:
Motivação. Aprendizagem. Métodos quantitativos aplicados.Resumo
O presente estudo teve por objetivogeral analisar se fatores relacionados à idade, ao gênero, à existência de experiência profissional na área contábil, o tempo relativo àquelaexperiência e o período/etapa em que o aluno se encontra no curso Ciências Contábeis poderiam constituir-se em direcionadores da sua motivação para cursar a disciplina de Controladoria. A partir da aplicação da análise de regressão linear, pelo método stepwise, foram identificadas duas modelagens matemáticas explicativas da motivação daqueles discentes. Entre outras evidências, foi observado que, tanto nos alunos do curso presencial quanto os alunos do curso a distância,a idade foi o principal determinante da motivação para cursar a disciplina de Controladoria. Também foi observado que fatores relacionados à experiência profissional dos discentes integrantes da amostra dessa pesquisa exercem influências distintas em relação à modalidade de ensino frequentada por cada um dos dois grupos investigados. No caso dos alunos do curso presencial, o tempo de experiência profissional na área contábil tem um comportamento inverso à motivação.Dentre os alunos do curso a distância,o tempo de experiência profissional na área contábil não foi considerado estatisticamente significativo,porém, a simples existência de algum tipo de experiência profissional naquela área constituiu-se em um fator determinante da sua motivação para cursar a disciplina de Controladoria,independentemente do tempo dessa experiência.Downloads
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