Estratégias de Desenvolvimento de Competências Socioemocionais de Estudantes de um Curso de Graduação em Administração

Autores

  • Anielson Barbosa da Silva Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Julia Shimohara Bradaschia Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.18696/reunir.v13i5.1700

Palavras-chave:

Competências Socioemocionais, Estudantes, Curso de Graduação em Administração

Resumo

Este artigo objetiva identificar estratégias para o desenvolvimento de competências socioemocionais de estudantes de um curso de graduação em Administração de uma Universidade pública federal localizada no Nordeste do Brasil. A pesquisa é de natureza quantitativa e foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com oito estudantes. Para a análise dos dados, utilizou-se a análise compreensiva interpretativa. Os resultados revelaram que o desenvolvimento da consciência emocional ocorreu a partir de estratégias voltadas ao autoconhecimento, tais como leituras, terapia, feedback e desenvolvimento do pensamento reflexivo. No autocontrole emocional, as estratégias estão vinculadas à capacidade de gerir emoções a partir da meditação, da reflexão, do humor e da utilização do choro como uma estratégia para lidar com situações estressoras. Já a socialização e a empatia são emoções desenvolvidas a partir das estratégias de consciência emocional e social. Conclui-se que o ambiente universitário é um espaço para o desenvolvimento de competências socioemocionais, e que a educação emocional é uma dimensão relevante para os futuros administradores atuarem no mundo do trabalho e colaborarem não apenas para a gestão das organizações, mas também para a transformação da sociedade, por meio do bem-estar e da promoção de estratégias para a gestão das emoções e o autoconhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anielson Barbosa da Silva, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Professor do Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Federal da Paraíba – PPGA/UFPB e do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Cooperação Internacional – PGPCI/UFPB. Professor do Departamento de Administração da UFPB. Coordenador do Núcleo de Estudos em Aprendizagem e Conhecimento – NAC e Fundador do Observatório de Pesquisa e Prática em Administração (OPPA) na UFPB. Doutor em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina – PPGA/UFSC

Publicado

2024-04-09

Como Citar

Silva, A. B. da, & Bradaschia, J. S. (2024). Estratégias de Desenvolvimento de Competências Socioemocionais de Estudantes de um Curso de Graduação em Administração. REUNIR Revista De Administração Contabilidade E Sustentabilidade, 13(5), 80 - 100. https://doi.org/10.18696/reunir.v13i5.1700

Edição

Seção

Chamada Especial: Competências e Aprendizagem