EFEITO FRAMING: UM ESTUDO ACERCA DA VARIAÇÃO NAS POSSÍVEIS DECISÕES DE INVESTIMENTO DE ESTUDANTES DE UMA IES PÚBLICA NA PARAÍBA
DOI:
https://doi.org/10.18696/reunir.v4i3.294Palavras-chave:
Informação, Finanças Comportamentais, Efeito Framing.Resumo
O estudo objetivou identificar os impactos do efeito framing nas decisões de investimento dos estudantes do curso de Ciências Contábeis e Secretariado Executivo Bilíngue da Universidade Federal da Paraíba, além de verificar possíveis diferenças na tomada de decisão destes estudantes quando expostos a situações com perspectiva de ganhos e com perspectiva de perdas. O estudo classifica-se como descritivo, exploratório, quali-quantitativo, com predominância qualitativa. A população do estudo é composta por aproximadamente 400 alunos, sendo a amostra composta por 210 discentes, que tiveram que escolher opções de investimentos em distintas situações. A coleta de dados deu-se através da aplicação de dois tipos de questionários, a fim de verificar se mudanças na estruturação das situações afetariam a tomada de decisão. Os resultados demonstraram que os estudantes do curso de Ciências Contábeis são conservadores, pois não se arriscaram mesmo estando em perspectivas negativas (perdas), contrariando assim a teoria dos prospectos, já os alunos de Secretariado Executivo Bilíngue mostraram-se avessos ao risco em situações com probabilidade de ganhos e propensos ao risco quando diante de situações com probabilidade de perdas. Além disso, tem-se também que as mudanças na formulação das situações não afetaram os estudantes de Ciências Contábeis e afetou em parte (2 das 5 situações) os discentes do curso de Secretariado Executivo Bilíngue. Pôde-se inferir que o nível de conhecimento específico e o nível de conservadorismo influenciam positivamente para o não impacto da formulação diferenciada no momento da tomada de decisão.
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