EFEITO FRAMING: UM ESTUDO ACERCA DA VARIAÇÃO NAS POSSÍVEIS DECISÕES DE INVESTIMENTO DE ESTUDANTES DE UMA IES PÚBLICA NA PARAÍBA

Autores

  • Letícia da Silva Pontes Universidade Federal da Paraíba
  • Josicarla Soares Santiago Universidade Federal da Paraíba
  • Fábio José Lira dos Santos Universidade Federal da Paraíba
  • Luiz Gustavo de Sena Brandão Pessoa Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.18696/reunir.v4i3.294

Palavras-chave:

Informação, Finanças Comportamentais, Efeito Framing.

Resumo

O estudo objetivou identificar os impactos do efeito framing nas decisões de investimento dos estudantes do curso de Ciências Contábeis e Secretariado Executivo Bilíngue da Universidade Federal da Paraíba, além de verificar possíveis diferenças na tomada de decisão destes estudantes quando expostos a situações com perspectiva de ganhos e com perspectiva de perdas. O estudo classifica-se como descritivo, exploratório, quali-quantitativo, com predominância qualitativa. A população do estudo é composta por aproximadamente 400 alunos, sendo a amostra composta por 210 discentes, que tiveram que escolher opções de investimentos em distintas situações. A coleta de dados deu-se através da aplicação de dois tipos de questionários, a fim de verificar se mudanças na estruturação das situações afetariam a tomada de decisão. Os resultados demonstraram que os estudantes do curso de Ciências Contábeis são conservadores, pois não se arriscaram mesmo estando em perspectivas negativas (perdas), contrariando assim a teoria dos prospectos, já os alunos de Secretariado Executivo Bilíngue mostraram-se avessos ao risco em situações com probabilidade de ganhos e propensos ao risco quando diante de situações com probabilidade de perdas. Além disso, tem-se também que as mudanças na formulação das situações não afetaram os estudantes de Ciências Contábeis e afetou em parte (2 das 5 situações) os discentes do curso de Secretariado Executivo Bilíngue. Pôde-se inferir que o nível de conhecimento específico e o nível de conservadorismo influenciam positivamente para o não impacto da formulação diferenciada no momento da tomada de decisão.

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Biografia do Autor

Letícia da Silva Pontes, Universidade Federal da Paraíba

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Paraíba

Josicarla Soares Santiago, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda e Mestre em Ciências Contábeis pelo Programa Multiinstitucional e Inter-regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (UnB/UFPB/UFRN). E Professora do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal da Paraíba, Campus IV, Litoral Norte.

Fábio José Lira dos Santos, Universidade Federal da Paraíba

Especialista em Contabilidade e Controladoria pelo Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ). E Professor do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal da Paraíba, Campus IV, Litoral Norte.

Luiz Gustavo de Sena Brandão Pessoa, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Ciências Contábeis pelo Programa Multiinstitucional e Inter-regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (UnB/UFPB/UFRN). E Professor do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal da Paraíba, Campus IV, Litoral Norte.

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Publicado

2014-12-29

Como Citar

Pontes, L. da S., Santiago, J. S., Santos, F. J. L. dos, & Pessoa, L. G. de S. B. (2014). EFEITO FRAMING: UM ESTUDO ACERCA DA VARIAÇÃO NAS POSSÍVEIS DECISÕES DE INVESTIMENTO DE ESTUDANTES DE UMA IES PÚBLICA NA PARAÍBA. REUNIR Revista De Administração Contabilidade E Sustentabilidade, 4(3), 113-129. https://doi.org/10.18696/reunir.v4i3.294

Edição

Seção

Artigos científicos

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