Transparência e accountability: uma análise das Universidades Federais do Rio Grande do Sul à luz dos princípios de governança da administração pública federal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18696/reunir.v10i2.787

Palavras-chave:

Transparência, Accountability, Governança.

Resumo

A presente pesquisa objetivou analisar se as informações publicadas nos sítios eletrônicos das universidades federais do Rio Grande do Sul atendem aos princípios de boa governança relacionados à transparência e à accountability. Tratou-se de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. A coleta de dados se deu por meio de navegação orientada pelos sítios eletrônicos dessas universidades. Os principais resultados revelam que nenhuma das universidades analisadas cumprem, de forma plena, os requisitos presentes nas legislações pertinentes ao tema. Quanto à transparência ativa, duas universidades federais do Rio Grande do Sul estão no estágio de transparência ativa significativa e quatro delas estão no estágio de transparência ativa moderada. Faz-se necessário destacar a importância da realização de outros estudos sobre essa temática, a fim de se acompanhar os possíveis avanços e retrocessos vivenciados nacional e internacionalmente no tocante à transparência pública e à accountability de órgãos e entidades da Administração Pública Federal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Borba de Oliveira, Universidade Federal do Pampa

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Maria (2004), especialização em Contabilidade Pública e Responsabilidade Fiscal pela Faculdade Internacional de Curitiba (2008) e mestrado em Gestão de Organizações Públicas pela Universidade Federal de Santa Maria (2019). Atualmente é contador da Universidade Federal do Pampa, atuando na Auditoria Interna. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Contabilidade e Finanças Públicas. Atuou de setembro de 2008 a dezembro de 2015 como Coordenador de Contabilidade e Finanças da Universidade Federal do Pampa.

Fernanda Dalcin Flôres, Universidade Federal de Santa Maria

Contadora da Universidade Federal de Santa Maria, mestranda do Pós-Graduação em Organizações Públicas da UFSM.

Nelson Guilherme Machado Pinto, Universidade Federal de Santa Maria

Professor Adjunto do Departamento de Administração UFSM, professor do Programa de Pós-Graduação em Organizações Públicas da UFSM e Doutor em Administração pela UFSM.

Downloads

Publicado

2020-04-20

Como Citar

Oliveira, A. B. de, Flôres, F. D., & Pinto, N. G. M. (2020). Transparência e accountability: uma análise das Universidades Federais do Rio Grande do Sul à luz dos princípios de governança da administração pública federal. REUNIR Revista De Administração Contabilidade E Sustentabilidade, 10(2), 12-22. https://doi.org/10.18696/reunir.v10i2.787

Edição

Seção

Artigos científicos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.