IMPACTO DA APLICAÇÃO DO CUSTO HISTÓRICO CORRIGIDO: EVIDÊNCIAS EM EMPRESAS DO SETOR DE TELECOMUNICAÇÃO LISTADAS NA BM&FBOVESPA
DOI:
https://doi.org/10.18696/reunir.v3i2.127Keywords:
Custo Histórico, Custo Histórico Corrigido, Avaliação de DesempenhoAbstract
O objetivo desse estudo foi analisar o reflexo da utilização do Custo Histórico Corrigido (CHC) nos indicadores de avaliação de ações frente ao Custo Histórico (CH) das empresas investigadas. Para tanto, foram utilizadas as pesquisas documental e descritiva de seis empresas do setor de Telecomunicação listada na BM&FBovespa. Utilizou-se como indicadores o valor patrimonial da ação, o lucro por ação, índice preço/lucro e a relação entre valor de mercado e valor patrimonial. Foi utilizado como taxa de juros livre de risco a SELIC e como indexador, para ajustar os valores das demonstrações contábeis, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo. Os resultados apontam que os valores dos índices são afetados consideravelmente quando calculados a CHC e comparados ao CH, impactando significativamente na avaliação do desempenho das companhias e nas tomadas decisões por parte dos acionistas. Conclui-se que existem ganhos de informação com a correção dos dados financeiros de forma que gerencialmente o custo histórico corrigido se mostrou uma técnica diferenciada.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de Direito Autoral
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de ser um periódico de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, com caráter científico.
A Revista REUNIR adota Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Brasil License ou seu equivalente.