Avaliação de Desempenho em Relações Interorganizacionais: Uma Revisão de Literatura

Autores

Palavras-chave:

Avaliação de desempenho, Relações interorganizacionais, ProKnow-C

Resumo

Este estudo objetivou conhecer e examinar as características das pesquisas científicas que abordam um fragmento da literatura referente à temática Avaliação de Desempenho em Relações Interorganizacionais. Possui abordagem qualitativa, e, para a geração do conhecimento no tema, fez uso do instrumento de intervenção construtivista ProKnow-C, reconhecido e utilizado pela comunidade científica para a seleção e análise crítica de portfólio bibliográfico. Foram identificados 45 artigos relacionados à temática, envolvendo 108 autores, dos quais 11 desenvolveram mais de um estudo. Os países que mais publicaram sobre o tema foram os Estados Unidos e o Reino Unido, onde estão constituídas as maiores redes de pesquisa. Considerando o ciclo de vida do sistema de avaliação de desempenho, nenhum estudo realizou retroalimentação. Dos 45 artigos que compõem o portfólio, verificou-se que nove estudos abordaram a confiança estabelecida nas relações interorganizacionais. Ao analisar esses estudos, constatou-se que dois analisaram confiança mútua sob as perspectivas interorganizacional e interpessoal. Quanto à análise das medidas de desempenho dos estudos que abordaram a confiança, predominou o uso de medidas em conjunto com o objetivo de analisar itens acerca da confiança e seu impacto nos tipos de desempenho dos relacionamentos entre organizações. Conclui-se que a temática pesquisada se caracteriza como emergente e em fase de consolidação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Tramontin Castanha, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Mestrando em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Sandra Rolim Ensslin, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Professora do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.

Valdirene Gasparetto, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Professora do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.

Downloads

Publicado

2020-10-05

Como Citar

Tramontin Castanha, E., Rolim Ensslin, S., & Gasparetto, V. (2020). Avaliação de Desempenho em Relações Interorganizacionais: Uma Revisão de Literatura. REUNIR Revista De Administração Contabilidade E Sustentabilidade, 10(3), 138-153. Recuperado de https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/1063

Edição

Seção

Artigos científicos