Transparência e accountability: uma análise das Universidades Federais do Rio Grande do Sul à luz dos princípios de governança da administração pública federal
DOI:
https://doi.org/10.18696/reunir.v10i2.787Palavras-chave:
Transparência, Accountability, Governança.Resumo
A presente pesquisa objetivou analisar se as informações publicadas nos sítios eletrônicos das universidades federais do Rio Grande do Sul atendem aos princípios de boa governança relacionados à transparência e à accountability. Tratou-se de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. A coleta de dados se deu por meio de navegação orientada pelos sítios eletrônicos dessas universidades. Os principais resultados revelam que nenhuma das universidades analisadas cumprem, de forma plena, os requisitos presentes nas legislações pertinentes ao tema. Quanto à transparência ativa, duas universidades federais do Rio Grande do Sul estão no estágio de transparência ativa significativa e quatro delas estão no estágio de transparência ativa moderada. Faz-se necessário destacar a importância da realização de outros estudos sobre essa temática, a fim de se acompanhar os possíveis avanços e retrocessos vivenciados nacional e internacionalmente no tocante à transparência pública e à accountability de órgãos e entidades da Administração Pública Federal.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de ser um periódico de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, com caráter científico.
A Revista REUNIR adota Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Brasil License ou seu equivalente.