A percepção de empreendedores acerca de negócios colaborativos

um estudo em Recife e Região Metropolitana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18696/reunir.v13i4.1179

Palavras-chave:

Economia compartilhada, Negócios colaborativos, Empreendedorismo

Resumo

Com o crescimento do número de negócios colaborativos, observamos uma lacuna de estudos que abordem a percepção dos empreendedores acerca desses negócios. Assim, o objetivo geral desta pesquisa é compreender a percepção dos empreendedores acerca de negócios colaborativos em Recife e Região Metropolitana. Desse modo, foi desenvolvida uma pesquisa exploratória descritiva com abordagem qualitativa. Identificamos 21 negócios localizados em Recife e Região Metropolitana. As entrevistas realizadas com empreendedores de cinco espaços colaborativos foram analisadas a partir de uma análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa demonstram que os negócios colaborativos identificados estão classificados em sua maioria como estilo de vida colaborativo. As motivações citadas para empreender este tipo de negócio estão relacionadas a fatores econômicos e sociais. Os significados apontados no que se refere a empreender este tipo de negócio estão atrelados às motivações, sendo alguns mais simbólicos e outros mais objetivos. Dentre as dificuldades citadas temos: falta de acesso à tecnologia e de regulação para o negócio. E como facilidades, o fato dos negócios colaborativos estarem na moda. Como consideração final, concluímos que na percepção dos empreendedores um negócio colaborativo possui características que extrapolam a perspectiva de uma oportunidade empresarial, trazendo para a ação empreendedora outros elementos como, por exemplo, contribuir com outros empreendedores no desenvolvimento de seus negócios.

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Biografia do Autor

Natália Karine Almeida de Jesus, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Graduanda em Administração pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Foi bolsista PIBIC/CNPq/UFRPE por dois anos consecutivos (2017-2019) atuando nas seguintes áreas: Estratégias empresariais e Mercadologia. Atualmente, é estagiária na área de processos.

Angela Cristina Rocha de Souza, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professora associada II da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Doutora e Mestre em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e graduada em Engenharia Química pela mesma instituição. Especialista em Administração Financeira pela Faculdade de Administração de Pernambuco/UPE. Atualmente, é pesquisadora dos Grupos de Pesquisa: Laboratório de Estudos Urbanos e Política da Mobilidade - MOBIS - da Universidade Federal de Pernambuco e do Grupo de pesquisa Administração da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Ionete Cavalcanti de Moraes , Universidade Federal Rural de Pernambuco

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal da Paraíba (1991), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (2004), e Doutorado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (2013). Atualmente é professora Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Comportamento Organizacional, atuando principalmente nos seguintes temas: mentoria e aprendizagem organizacional. Participa do Grupo de pesquisa Administração-UFRPE.

Maria Iraê de Souza Corrêa, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1983), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (2007) e doutorado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (2013). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Tem experiência em ensino e pesquisa na área de Administração, principalmente nos seguintes temas: mobilidade urbana, governança pública e diversidade nas organizações. Integra como pesquisadora o Grupo de Pesquisas Laboratório de Estudos Urbanos e Política da Mobilidade - MOBIS - da Universidade Federal de Pernambuco e o Grupo de Pesquisa Administração da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

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Publicado

2024-04-19

Como Citar

Almeida de Jesus, N. K., Rocha de Souza, A. C., Cavalcanti de Moraes , I., & de Souza Corrêa, M. I. (2024). A percepção de empreendedores acerca de negócios colaborativos: um estudo em Recife e Região Metropolitana. REUNIR Revista De Administração Contabilidade E Sustentabilidade, 13(4), 120-138. https://doi.org/10.18696/reunir.v13i4.1179

Edição

Seção

Artigos científicos