Dotação orçamentária: impacto na eficiência técnica das unidades acadêmicas de uma Universidade Federal Brasileira

Autores

  • Jheferson Guimarães UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
  • Kleber Domingos Universidade Federal de Goiás
  • Janilson Suzart UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
  • Marcos Moraes INSTITUTO FEDERAL GOIANO

DOI:

https://doi.org/10.18696/reunir.v13i1.1537

Palavras-chave:

Universidade federal; Unidades acadêmicas; Eficiência.

Resumo

Buscando agregar a discussão sobre accountability e eficiência em unidades acadêmicas, este trabalho investigou o impacto da dotação orçamentária na eficiência técnica das unidades acadêmicas de uma universidade federal brasileira. O método utilizado, em primeiro estágio foi o Data Envelopment Analysis (DEA), na sua versão CCR orientada por input, no segundo estágio, foi utilizado o modelo de regressão LOGIT, a fim de responder a hipótese de pesquisa. Os achados apontam que, de um total de 27 unidades acadêmicas da Universidade Federal de Goiás, 6 foram eficientes, representando um total de 22% da amostra, sendo que a grande área denominada Ciências Exatas e da Terra apresentou a menor média de eficiência, enquanto a área de Ciências Sociais Aplicadas apresentou a maior média de eficiência. A unidade que mais apareceu como referência benchmark foi a Escola de Agronomia (EO). Os achados, em segundo estágio, apontam que as variáveis dotação orçamentária, tempo de gestão e idade da instituição influenciam na chance de eficiência técnica das unidades acadêmicas. Acredita-se que este trabalho possa agregar dados na discussão sobre o controle de eficiência interna de uma instituição complexa, especialmente no que tange a distribuição de recursos.

Palavras-chave: Universidade federal; Unidades acadêmicas; Eficiência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jheferson Guimarães, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Mestre em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Goiás em Ciências, com ênfase em, contabilidade gerencial de entidades com e sem fins lucrativos, orçamento, eficiência e gestão de Universidades Federais e demais órgãos públicos. Atua como parecerista (ah doc) do periódico Revista Contabilidade & Inovação (RCI) pertence à Universidade Federal de Goiás. Atua como avaliador de artigos dos congressos: Encontro da ANPAD - ENANPAD e Congresso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Goiás. Especialista em Docência Universitária (2016) e especialista em Contabilidade Pública e Responsabilidade Fiscal (2019). Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Goiás (2015). Atuou como professor de pós-graduação na Faculdade Católica de Anápolis, nos módulos de controladoria, governança corporativa, auditoria e gestão de pessoas. Atuou como professor na Faculdade Estácio de Sá, nas áreas de contabilidade gerencial, contabilidade societária e tecnologia. Atua como servidor público federal, técnico em contabilidade da Universidade Federal de Goiás. Atua como coordenador do curso de Ciências Contábeis na Faculdade ESUP. Atua como gestor EAD e professor Conteudista na rede COTEC - Colégios Tecnológicos de Goiás, gerenciado pela Fundação Rádio e Televisão Educativa e Cultural . Atua como Professor conteudista em diversas áreas da contabilidade nas seguintes instituições: CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIARAGUAIA.; CENTRO UNIVERSITÁRIO DO VALE DO ARAGUAIA; FACULDADES DO GRUPO UNIASSELVI; ITH EDUCACIONAL. 

Kleber Domingos , Universidade Federal de Goiás

Possui doutorado pela Universidade de São Paulo ? FEA/USP (2015), mestre em Controladoria Estratégica pelo Centro Universitário Álvares Penteado ? UNIFECAP / SP (2003) e Graduação em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás / PUC GOIÁS (1994). É Professor Ajunto da Universidade Federal de Goiás - FACE/UFG nos cursos de graduação em ciências contábeis, especialização em Controladoria e Finanças e mestrado em contabilidade. Desenvolveu trabalhos de Comissão de Avaliação do ENADE/INEP , coordenador de curso de graduação FACE/UFG e, também, em diversas especializações do CRC/GO. Tem desenvolvido trabalhos de avaliação de periódicos e de avaliação de diversos congressos nacionais, atuando como pesquisador, principalmente, nos seguintes temas: controladoria, informações gerenciais, desempenho no setor público e educação para negócios.

 

Janilson Suzart, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

É contador e professor em cursos de pós-graduação. É bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), especialista em Auditoria Pública pela UNEB, especialista em Gestão da Administração Pública e especialista em Direito da Administração Pública pela Universidade Castelo Branco/Exército Brasileiro, mestre em Contabilidade pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e doutor em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP. Atua como auditor no governo federal brasileiro. Seus principais interesses de pesquisa situam-se na área de contabilidade e finanças públicas, gestão e políticas públicas, contabilidade societária, sistemas de informação, análise estatística, econometria e modelagem multivariada de dados. Tem publicado artigos em diversos congressos nacionais e internacionais e em periódicos científicos, incluindo Journal of US-China Public Administration, International Business Research, Journal of Information Systems and Technology Management, International Journal of Business and Social Science, Administração Pública e Gestão Social, Contabilidade, Gestão e Governança, Revista Universo Contábil, Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade, entre outros.

Marcos Moraes, INSTITUTO FEDERAL GOIANO

Realização de pesquisa de pós-doutorado na Universidade de Berna, no Kompetenzzentrum für Public Management (KPM). Doutor em Administração pela Universidade de Brasília (UnB) (2015). Mestre em Agronegócio pela Universidade Federal de Goiás (UFG) (2008). Possui graduação em Administração pela FACER (2003). Atualmente é professor de ensino técnico e tecnológico do Instituto Federal Goiano Campus Ceres e professor permanente credenciado no Mestrado e Doutorado em Administração da Universidade Federal de Goiás - PPGADM/UFG e no ProfEPT do Instituto Federal Goiano. É membro do Centro de Estudos e Pesquisas Aplicadas ao Setor Público, CEPASP da FACE/UFG. Membro do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas, NEABI, do Instituto Federal Goiano. Tem interesse nas seguintes áreas: Administração da Justiça, Administração Pública, Permanência e Evasão de alunos, e, Inovação no Setor Público.

Publicado

2023-05-10

Como Citar

GUIMARÃES, J., de Araújo, K. D. ., Antonio da Silva Suzart, J. ., & Marcos de Moraes Sousa, M. (2023). Dotação orçamentária: impacto na eficiência técnica das unidades acadêmicas de uma Universidade Federal Brasileira. REUNIR Revista De Administração Contabilidade E Sustentabilidade, 13(1), 184-191. https://doi.org/10.18696/reunir.v13i1.1537

Edição

Seção

Artigos científicos