Inovação Aberta na Indústria de Papel: um estudo multicasos
Palavras-chave:
Inovação Aberta, Métricas de Inovação, ManufaturaResumo
Este estudo aborda sobre o uso dos conceitos e métricas da Inovação Aberta, propostas por Henry Chesbrough, em indústrias de papel da região Sul do Brasil. Teve como objetivo compreender como ocorrem as relações externas, sob a ótica da inovação aberta, para o desenvolvimento de inovações de produtos e de processos. A abordagem utilizada foi do tipo qualitativa, através de estudo de casos múltiplos, com entrevistas semiestruturadas, análise documental e observação direta e análise dos dados através do método de análise de conteúdo. Os resultados demonstraram que é comum para as indústrias de papel investigadas terem processo estruturado para o desenvolvimento de novos produtos e insumos e para a geração e reconhecimento de inovações de processo internas na empresa, propostas pelos colaboradores. Entretanto, há pouca intensidade nas atividades de Pesquisa e Desenvolvimento voltadas para a criação de inovações próprias, sendo essas áreas mais dedicadas para a absorção de ideias advindas de fora da empresa. Quanto ao uso dos conceitos da Inovação Aberta, observou-se que as indústrias realizam atividades de fora para dentro, especialmente com fornecedores, para o desenvolvimento de novos insumos e com clientes para o desenvolvimento de novos produtos. O relacionamento com Universidades e Centros e Pesquisa e com outros tipos de parceiros é pouco realizada. Nenhuma empresa realiza a forma de dentro para fora das atividades de Inovação Aberta possivelmente e à baixa atividade de Pesquisa e Desenvolvimento interna, capaz de produzir ideias para serem exploradas externamente, quando não forem adequadas para uso interno.
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