INOVAÇÃO SOCIAL E SOCIEDADE CIVIL: CONTEÚDO, PROCESSOS E EMPODERAMENTO

Autores

  • Suzanne Érica Nóbrega Correia UFCG - UAAC
  • Lucia Silva Albuquerque de Melo Universidade Federal de Campina Grande
  • Verônica Macário de Oliveira Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.18696/reunir.v9i1.891

Palavras-chave:

inovação social, sociedade civil, mudança social

Resumo

Este ensaio teórico tem como objetivo analisar os papéis estratégicos da sociedade civil nas três dimensões fundamentais da inovação social identificadas por Moulaert et al. (2005): conteúdo, processo e, empoderamento. Aponta-se, assim, a relevância estratégica da atuação da sociedade civil no processo de desenvolvimento, implementação e difusão de inovações sociais. As discussões indicam que na dimensão conteúdo, o diagnóstico e idealização das soluções de suas próprias necessidades sociais é uma ação estratégica fundamental da sociedade civil. Desta forma, pode-se agir coletivamente e criar uma sinergia, bem como aumentar a capacidade cívica na medida em que age em conjunto em torno dos problemas das comunidades legitimando suas decisões a aumentando a capacidade produtiva por meio da aprendizagem, adaptação e geração de resultados visíveis. Na dimensão processo, há a necessidade de coordenar as diferentes partes que atuam no sistema com o propósito de construir e manter redes de relacionamentos e cooperação para seu funcionamento. A dimensão empoderamento ressalta o processo de formação e consolidação das identidades regionais, no qual a sociedade civil constata seu poder de cooperação, tornando-se um agente ativo na busca de soluções para as necessidades sociais locais, atuando de forma criativa sem esperar por uma mudança top-down e geral na política, na economia, ou nos ativos institucionais e de infra-estrutura do sistema. Conclui-se que, os fatores de sucesso na implementação de uma inovação social estão na cooperação entre atores e sua articulação para inovar; bem como na força para lidar com os obstáculos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suzanne Érica Nóbrega Correia, UFCG - UAAC

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal da Paraíba (1998) e mestrado em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (2005). Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PROPAD) - UFPE (2015). Professora Adjunto I da Universidade Federal de Campina Grande. Líder do GEENES - Grupo de Estudos em Empreendedorismo e Negócios Sociais. Desenvolve pesquisas em Inovação Social; Economia colaborativa; Empreendedorismo Solidário.

Lucia Silva Albuquerque de Melo, Universidade Federal de Campina Grande

Mestre em Ciências Contábeis pelo Programa Multiinstitucional e Inter-regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da UnB/UFPB/UFRN, Especialista em Contabilidade de Custo para Gestão Contábil e Financeira e graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. Atualmente é professora da Universidade Federal de Campina Grande T 40 com Dedicação Exclusiva no Curso de Administração do Centro de Humanidades - CH. Atua nas seguintes área: Contabilidade Societária, Contabilidade Aplicada ao Terceiro Setor, Ensino e Pesquisa em Contabilidade e Administração.

Verônica Macário de Oliveira, Universidade Federal de Campina Grande

Doutora em Administração pelo PROPAD/UFPE (2014), Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal da Paraíba (2007) e Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Campina Grande (2002). Atualmente é Professora da Unidade Acadêmica de Administração e Contabilidade da UFCG, atuando como professora permanente do Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA/UFCG), Coordenadora da Graduação em Administração (UAAC/UFCG) e Coordenadora do MBA em Gestão Empreendedora e Inovação e Professora do Projeto Baião de Três (ensino vivencial de empreendedorismo). Tem experiência nas área de Ética e Responsabilidade Social, Empreendedorismo e Gestão Social atuando principalmente nos seguintes temas: Redes Interorganizacionais, RSE, Empreendedorismo, Consumo e Sustentabilidade e Inovação Social. É líder do Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Gestão Socioambiental (NIEGS).

Downloads

Publicado

2019-07-16

Como Citar

Correia, S. Érica N., Melo, L. S. A. de, & Oliveira, V. M. de. (2019). INOVAÇÃO SOCIAL E SOCIEDADE CIVIL: CONTEÚDO, PROCESSOS E EMPODERAMENTO. REUNIR Revista De Administração Contabilidade E Sustentabilidade, 9(1), 50-62. https://doi.org/10.18696/reunir.v9i1.891

Edição

Seção

Artigos científicos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)