O IMPACTO DAS ESCOLHAS CONTÁBEIS NA COMPARABILIDADE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS DE COMPANHIAS ABERTAS COM PROGRAMA DE FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES
DOI:
https://doi.org/10.18696/reunir.v5i2.273Palavras-chave:
IFRIC 13, Programa de fidelidade, Escolhas Contábeis, ComparabilidadeResumo
O objetivo desse trabalho foi identificar se as escolhas contábeis contidas na IFRIC 13 têm permitido a comparabilidade das demonstrações financeiras das companhias abertas do Brasil. Para tanto, analisou-se as demonstrações contábeis e notas explicativas de 15 entidades brasileiras listadas na Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de São Paulo (BM&FBOVESPA), nos períodos de 2010 a 2012, ou seja, desde o momento em que a IFRIC 13 tornou-se de uso obrigatório no Brasil. Para o cálculo do grau de comparabilidade dos relatórios financeiros foi utilizado o índice Herfindhal (índice H), índice utilizado para medir a comparabilidade de empresas pertencentes a um mesmo país. Para a identificação da comparabilidade entre as empresas foram observadas todas as escolhas contábeis contidas na IFRIC 13, quais sejam: (a) tipo de prêmio; (b) resgate ou conversão do prêmio; (c) operacionalização do programa; (d) fornecimento dos prêmios; (e) reconhecimento e mensuração da obrigação; e (f) fornecimento de prêmios por terceiros. Em relação à IFRIC 13, a existência de múltiplas escolhas contábeis gerou uma comparabilidade baixa entre demonstrações contábeis das entidades brasileiras. As escolhas dos gestores foram muito diversificadas, o que resultou em índices de comparabilidade próximos a 0,5. Isso indica que se duas empresas brasileiras com programas de fidelidade de clientes forem selecionadas de forma aleatória, há 50% de chances que essas entidades adotem as mesmas práticas contábeis, em relação à contabilização desse programa.Downloads
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