Relação entre a estrutura de capital e a política de dividendos nas empresas brasileiras que negociam American Depositary Receipts (ADR’s)

Autores

  • Bianca de Oliveira Gonçalves Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Arthur Frederico Lerner Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Romina Batista de Lucena de Souza Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.18696/reunir.v12i1.1256

Palavras-chave:

Estrutura de capital, Política de dividendos, Empresas brasileiras

Resumo

O objetivo desse estudo é verificar a relação entre a estrutura de capital e a política de distribuição de dividendos das empresas brasileiras que negociam American Depositary Receipts (ADR’s) na New York Stock Exchange (NYSE), no período de 2015 a 2018. Quanto aos procedimentos metodológicos, este estudo é classificado como descritivo, documental e quantitativo, realizado por meio da Regressão Linear Múltipla. A variável dependente foi Dividendos e as independentes foram Endividamento, Lucratividade, Retorno sobre o Ativo, Liquidez e Tamanho da empresa. Os dados foram coletados na base de dados Economática®, organizados em planilha Excel® e depois exportados para o software Gretl. Tais dados foram submetidos a testes de heteroscedasticidade, normalidade e multicolinearidade. Foi realizada estatística descritiva das variáveis e sua matriz de correlação antes de apresentar os resultados da regressão. Os resultados evidenciaram que dentre as cinco variáveis selecionadas apenas Endividamento e Lucratividade obtiveram resultados significantes, sendo estes determinantes para a decisão das empresas em distribuir dividendos ao nível de 5% e 1%, respectivamente. O resultado dessas duas variáveis corrobora com a literatura, a qual revela que empresas menos endividadas e mais lucrativas são capazes de retornar valores maiores a seus acionistas em forma de dividendos. Os resultados das demais variáveis não coincidiram com a literatura, mas não apresentaram significância. Este estudo contribui ao debate acadêmico e para os investidores que possuem interesse em aplicar seu capital nas empresas estudadas, visto que poderão tomar melhores decisões observando as variáveis aqui analisadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Romina Batista de Lucena de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS pela Universidade Federal de Roraima (1994), mestrado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e doutorado em Economia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Atualmente é professora Associada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Administração universitária, com ênfase em Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento da contabilidade, desenvolvimento econômico, encadeamentos da produção e política agrícola, contabilidade ambiental e desenvolvimento sustentável.

Downloads

Publicado

2022-06-14

Como Citar

Gonçalves, B. de O., Lerner, A. F., & Souza, R. B. de L. de . (2022). Relação entre a estrutura de capital e a política de dividendos nas empresas brasileiras que negociam American Depositary Receipts (ADR’s). REUNIR Revista De Administração Contabilidade E Sustentabilidade, 12(1), 87-98. https://doi.org/10.18696/reunir.v12i1.1256

Edição

Seção

Artigos científicos