Estrutura de Capital Como Determinante das Oportunidades de Crescimento nas Companhias Listadas na B3

Autores

  • Arthur Frederico Lerner Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Leonardo Flach Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.18696/reunir.v12i4.1492

Palavras-chave:

Oportunidades de crescimento, Estrutura de capital, Market-to-book, Q de Tobin, Endividamento

Resumo

Essa pesquisa propõe-se a analisar como a forma que a companhia se endivida influencia suas oportunidades de crescimento. Os dados coletados referem-se às empresas listadas na [B]3, sendo considerado o período de 2009 a 2020. Utilizar-se-á regressão múltipla, por meio de dados em painel com série temporal empilhada, tendo como variável dependente as oportunidades de crescimento, medida por meio do índice Market-to-book (MB) e Q de Tobin (Q), e como variáveis independentes o Endividamento, Tamanho, Retorno sobre o ativo (ROA), Crescimento da Receita e Despesas de Capital (CAPEX). O modelo do Market-to-book foi melhor explicado do que o modelo Q de Tobin pelas variáveis escolhidas. Nos dois modelos o endividamento e a rentabilidades (ROA) foram as variáveis com maior sensibilidade às oportunidades de crescimento. Empresas endividadas apresentaram melhores oportunidades de crescimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Flach, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Pós-doutor em Contabilidade e Finanças pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT/EUA).  Ao todo, já obteve 55 premiações nacionais e internacionais, publicou 2 livros, mais de 100 publicações em revistas científicas, mais de 160 publicações em congressos científicos, mais de 1050 vídeos gratuitos (com mais de 650 mil visualizações) no seu canal Prof. Dr. Leonardo Flach. É Pesquisador PQ Nível 2 do CNPQ, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Membro do Câmara Setorial de Pós-Graduação do CSE. Professor da graduação e pós-graduação em Contabilidade na UFSC e do Programa de Pós-Graduação em Gestão Universitária.  Atuou como professor visitante e pesquisador convidado no Massachusetts Institute of Technology (MIT/EUA) (eleita a melhor Universidade do mundo pelo ranking Times Higher Education) e na Ludwig Maximilians Universität München (LMU-Munique-Alemanha), qualificada como a melhor universidade alemã, de acordo com o Best Global Universities U.S. News.  Doutor em Administração (UFRGS), com doutorado sanduíche na Freie Universität Berlin (Alemanha). Durante a graduação, estudou por dois semestres como aluno ouvinte no curso de Wirtschaftswissenschaft na Universidade de Dortmund (Alemanha). Realizou estágio na empresa HL-Planartechnik GmbH em Dortmund (Alemanha). Recebeu o prêmio Edmon Nader de melhor monografia no término do curso de graduação. Entre as publicações, encontram-se artigos em congressos renomados e em periódicos qualificados como A1, A2 e B1. Dentre suas produções artísticas, participou da gravação de 13 CDs, 2 DVDs, criou 18 arranjos musicais, gravou 3 trilhas sonoras para filmes curtas-metragens, atuou como líder de naipe (spalla) dos violoncelos e solista de orquestra, realizou turnês estaduais e uma turnê internacional. Em 2012, recebeu o 1º. Lugar no Prêmio Nacional Jabuti 2012 (Câmara Brasileira do Livro) na Área de Administração, Economia e Negócios, com capítulo de livro baseado em sua tese de doutorado. Proficiente em inglês (TOEFL), em alemão (DSH), espanhol, e possui conhecimentos básicos de francês. Tem como atuais interesses de pesquisa Métodos Quantitativos Aplicados em Contabilidade e Finanças, Auditoria, Contabilometria, Avaliação de empresas, Mercado de Capitais. Atuou como Coordenador de Pesquisa do Centro Socioeconômico, Presidente do Congresso UFSC de Controladoria e Finanças, e membro do Conselho Universitário. É membro da Comissão Permanente de Cultura da UFSC, revisor da Journal of International Business and Economy, Revista de Administração Pública, Revista Base de Administração e Contabilidade. A conclusão do pós-doutorado no Massachusetts Institute of Technology (MIT/EUA) foi mais uma grande realização, por ser considerada a melhor universidade do mundo pelo ranking da Times Higher Education.

Publicado

2022-12-22

Como Citar

Lerner, A. F., & Flach, L. (2022). Estrutura de Capital Como Determinante das Oportunidades de Crescimento nas Companhias Listadas na B3. REUNIR Revista De Administração Contabilidade E Sustentabilidade, 12(4), 16-28. https://doi.org/10.18696/reunir.v12i4.1492

Edição

Seção

Artigos científicos