O EFEITO FRAMING NA TOMADA DE DECISÃO CONTÁBIL: PERSPECTIVA DOS PROFISSIONAIS DE CONTABILIDADE DOS ESTADOS DO RIO GRANDE DO NORTE E PARÁ
DOI:
https://doi.org/10.18696/reunir.v3i3.162Keywords:
Efeito Framing. Teoria do prospecto.Abstract
O estudo tem como objetivo analisar o impacto da racionalidade limitada em um ambiente de decisão com base em informações contábeis na perspectiva de profissionais de contabilidade. Para isso, aplicou-se um questionário validado do efeito Framing de escolha sobre o risco com 172 profissionais da contabilidade nas cidades de Natal/RN e Belém/PA. Quanto à metodologia foi descritiva e quantitativa com aplicação de testes, utilizando a replicação de um estudo realizado com estudantes por Dantas e Macedo (2012). Os resultados apresentados evidenciam que os profissionais, quando expostos a situações negativas são propensos ao risco e, quando expostos a situações positivas, possuem aversão à perda. A teoria dos prospectos é identificada quando o respondente associa a alternativa A da primeira decisão com a D da segunda decisão. Na pesquisa apenas 30,81% realizaram esta associação, e em outra parte, sendo o maior percentual, 37,79%, verificou-se a utilização de viés heurístico no que tange à autoconfiança excessiva. Este ponto diferencia-se da pesquisa com estudantes, pois a maior concentração (41%) se deu com ênfase na teoria dos prospectos, utilizando-se da abordagem com viés do enquadramento dos resultados, Nas questões que verificam o efeito da pseudocerteza, observou-se que 17,44% dos profissionais de contabilidade foram influenciados por uma manipulação da certeza. Entretanto, na pesquisa realizada com estudantes, essa influencia foi de 40%; assim, pode-se inferir que os profissionais são menos influenciados pela manipulação da certeza. Pode-se observar no teste qui-quadrado de Pearson (Teste c2), que não houve diferença no padrão de resposta entre Natal/RN e Belém/PA.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de Direito Autoral
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de ser um periódico de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, com caráter científico.
A Revista REUNIR adota Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Brasil License ou seu equivalente.