Viabilidade de manutenção de produto ecologicamente correto a partir da percepção dos consumidores

os sacos de lixo de uma indústria de pequeno porte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18696/reunir.v13i1.1245

Palavras-chave:

viabilidade de produto ecologicamente correto, percepção do consumidor, empresa de pequeno porte

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo verificar se há viabilidade de manutenção de características sustentáveis dos sacos de lixo fabricados por uma indústria de pequeno porte a partir da percepção dos seus clientes. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, exploratória e de um estudo de caso, em qual foram aplicados questionários para potenciais clientes da empresa em estudo. Verificou-se que os consumidores de sacos de lixo valorizam os aspectos ambientais, porém, a maior parte apenas demonstra interesse em comprar um saco de lixo que agride menos o meio ambiente se o preço estiver abaixo dos outros sacos de lixo comuns, ou ainda, grande parte nem compraria este tipo de produto, independente do seu preço. Indica-se que a empresa mantenha e implemente características sustentáveis, no saco de lixo e em seus outros produtos, que tenham baixo custo e tragam retorno sob o investimento no curto prazo, sem aumento nos valores desses produtos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ingrid Zanuto de Freitas, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) – Mestrado Profissional da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Ana Paula dos Santos, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) – Mestrado Profissional da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Geysler Rogis Flor Bertolini, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Docente do Doutorado em Desenvolvimento Rural Sustentável, do Mestrado Profissional em Administração e do Mestrado em Contabilidade da Unioeste. Doutor em Engenharia de Produção.

Loreni Teresinha Brandalise, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Docente do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) – Mestrado Profissional da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Publicado

2023-05-10

Como Citar

Freitas, I. Z. de ., Santos, A. P. dos ., Bertolini, G. R. F., & Brandalise, L. T. . (2023). Viabilidade de manutenção de produto ecologicamente correto a partir da percepção dos consumidores: os sacos de lixo de uma indústria de pequeno porte. REUNIR Revista De Administração Contabilidade E Sustentabilidade, 13(1), 132-148. https://doi.org/10.18696/reunir.v13i1.1245

Edição

Seção

Artigos científicos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)