Governança do Processo de Logística Reversa: Uma Análise do Pós-consumo de Aparelhos Celulares

Autores

Palavras-chave:

Logística Reversa, Governança, Pós-consumo

Resumo

Esta pesquisa teve por intuito investigar gaps entre varejo, consumidor e governo para obter informações sobre o descarte correto dos aparelhos celulares, promovendo a governança no processo da logística reversa do pós-consumo, ordenada pelas regras da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). A ausência de tratamento de resíduos eletroeletrônicos e baterias no pós-consumo, tanto pelo poder público quanto privado, bem como o aumento de lixo eletroeletrônico, justificam este trabalho. A pesquisa parte de três hipóteses: de que a atitude (H1), o conhecimento (H2) e a informação (H3) do consumidor influencia positivamente na relação entre os atores para o descarte correto no pós-consumo. Para confirmá-las, levantou-se uma amostra não probabilística de 220 consumidores, que foram entrevistados tanto por meios digitais quanto presenciais. Após a coleta e análise dos dados necessários, os resultados revelaram a rejeição das hipóteses H1 e H2, revelando que a atitude e a (falta de) conhecimento do consumidor de aparelhos celulares sobre a PNRS não influenciam positivamente a relação entre os stakeholders para o descarte correto no pós-consumo. Na construção do conhecimento necessário, a informação adquirida pelo consumidor de aparelhos celulares se destaca como elemento que influencia positivamente o descarte correto no pós-consumo, o que confirma a terceira hipótese, H3. Conclui-se que o nível de informação do consumidor é imprescindível para operacionalização do descarte correto no pós-consumo, de tal modo que as informações advindas do governo e das operadoras são elementares para formação do conhecimento e adoção das atitudes corretas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Murilo Fonseca Andrade, Universidade da Amazônia

Doutorando em Administração pela Universidade da Amazônia (UNAMA)

Marcia Athayde Moreira, Universidade Federal do Pará e Universidade da Amazônia

Doutora em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo (USP). Professora da UNAMA e UFPA

Whendeo da Silva Bernardo, Universidade da Amazônia

Mestrando em Administração pela Universidade da Amazônia (UNAMA)

Nírvia Ravena, Universidade Federal do Pará

Doutora em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro. Professora da Universidade Federal do Pará.

Downloads

Publicado

2020-12-23

Como Citar

Andrade, M. F., Moreira, M. A., da Silva Bernardo, W. ., & Ravena, N. (2020). Governança do Processo de Logística Reversa: Uma Análise do Pós-consumo de Aparelhos Celulares. REUNIR Revista De Administração Contabilidade E Sustentabilidade, 10(4), 29-41. Recuperado de https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/942

Edição

Seção

Artigos científicos