APURAÇÃO DE FATORES NÃO-CONTROLÁVEIS: UM ESTUDO SOBRE AS AÇÕES DA EMPRESA RUBI ENGENHARIA EM PROL DA REDUÇÃO DOS EFEITOS NEGATIVOS
DOI:
https://doi.org/10.18696/reunir.v3i2.116Palavras-chave:
controladoria, fatores não-controláveis, avaliação.Resumo
Esta pesquisa eminentemente qualitativa, discute os aspectos relacionados aos fatores não-controláveis pela organização. Elaborada na forma de estudo de caso junto a Rubi Engenharia, empresa de porte médio com atuação no Rio de Janeiro, esta pesquisa tem como objetivo compreender os critérios de análise e avalição dos fatores não-controláveis. Os achados mais relevantes é que a maioria dos itens não-controláveis classificados nas categorias de econômico e competitivo, ações de força maior e interdependência são trados através de instrumentos ante-post onde as medidas encontradas para minimizar os custos desses efeitos não-controláveis são através do planejamento, treinamento, estudo de viabilidade e de mercado o que mesmo assim não garante uma precisão no controle dos resultados visto a gama de variáveis externas. O caso estudado mostra que as diversas medidas tomadas pela empresa estão em consonância com as práticas de gestão para itens não-controláveis, defendida na literatura apresentada pelos autores Merchant e Van Der Stede (2012). A teoria ilustra que as ações ex-ante se tornam a maneira mais eficiente de evitar e/ou atenuar os efeitos financeiros no resultado do negócio. Já as ações ex-post são utilizadas em menor escala e visam a minimização dos custos após o evento já ocorrido, sem chance de alterá-lo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de ser um periódico de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, com caráter científico.
A Revista REUNIR adota Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Brasil License ou seu equivalente.