A Contabilidade ambiental no aproveitamento de resíduos madeireiros em Rorainópolis, sul de Roraima

Authors

  • Jackelin Dias Condé Universidade Estadual de Roraima
  • Celia Maria Lima dos Santos Universidade Estadual de Roraima
  • Tiago Monteiro Condé Universidade Estadual de Roraima http://orcid.org/0000-0002-5143-0938

DOI:

https://doi.org/10.18696/reunir.v12i1.1104

Keywords:

Contabilização, Serrarias, Sustentabilidade ambiental

Abstract

O presente estudo teve como objetivo responder como a contabilidade ambiental poderia ajudar o setor florestal na gestão ambiental e econômica dos resíduos do processamento de madeira nativa no Município de Rorainópolis, sul de Roraima. Foram avaliados métodos contábeis utilizados por dez serrarias mediante pesquisa quantitativa, qualitativa e exploratória por aplicação de questionários. Foi realizada uma análise de viabilidade econômica do aproveitamento dos resíduos madeireiros e tempo de retorno de investimento pelos métodos de PAYBACK e VPL, considerando dois cenários de fornecimento de matéria prima. O método por VPL foi mais rentável e eficiente. O controle do estoque de madeira (100%), o fluxo de caixa (90%) e os relatórios ambientais (90%) foram os métodos contábeis mais utilizados pelas serrarias entrevistadas. Perpetua-se o desperdício do ativo ambiental, a serragem, estocada nos pátios de serrarias que ao invés de gerar maior lucro à empresa pelo aproveitamento de resíduos, torna-se um grande passivo ambiental, sujeito à multa, quando queimada resultando em degradação ambiental. O briquete se destacou como alternativa promissora do aproveitamento de resíduos madeireiros. A contabilidade ambiental no aproveitamento dos resíduos madeireiros pode ser considerada uma ferramenta contábil de grande potencialidade, porém ainda subutilizada no setor florestal do sul de Roraima.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Jackelin Dias Condé, Universidade Estadual de Roraima

Possui graduação em Bacharel de Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Roraima (UERR). Pós-graduada MBA em Gestão de Contas Públicas . Atuando principalmente nos seguintes temas: Licitação e Contratos Administrativos; Contabilidade Geral; Contabilidade Ambiental. Tem experiência na área de Departamento Pessoal, Economia e Gestão de Micro e Pequenas Empresas.

Celia Maria Lima dos Santos, Universidade Estadual de Roraima

Possui mestrado em Ciências Contábeis - CEPEV-Centro de Pós-Graduação e Pesquisa Visconde de Cairu (2002). Atualmente é professor da Universidade Estadual de Roraima. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: eficácia, eficiência e efetividade., valor do capital intelectual, capital humano, escrituração, normas consolidar,mercantil, processo de identificação ,abrangência ,entidade, e controladoria, eficácia, contribuição.

Tiago Monteiro Condé, Universidade Estadual de Roraima

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Mestrado em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Roraima (UFRR) e Doutorado em Ciências de Florestas Tropicais pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). Atualmente é Professor do Curso de Bacharelado em Engenharia Florestal da Universidade Estadual de Roraima (UERR). Titular do Conselho Consultivo da Floresta Nacional de Anauá pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio/RR) no Município de Rorainópolis-RR. Coordenador do Laboratório de Manejo Florestal e Geotecnologias (LMFG/UERR) desenvolvendo pesquisas nas áreas de Dendrologia, Manejo Florestal, Inventário Florestal, Morfometria Florestal, Arborização Urbana, Fitossociologia, Silvicultura Clonal, Sistemas Agroflorestais, Dinâmica e Modelagem Florestal, Quantificação e monitoramento do estoque de biomassa e carbono florestal, Conservação da Natureza e Sensoriamento remoto e Geoprocessamento aplicado à detecção de mudanças dos usos e coberturas da terra. 

Published

2022-06-14

How to Cite

Condé, J. D., Santos, C. M. L. dos, & Condé, T. M. (2022). A Contabilidade ambiental no aproveitamento de resíduos madeireiros em Rorainópolis, sul de Roraima. REUNIR Revista De Administração Contabilidade E Sustentabilidade, 12(1), 62-74. https://doi.org/10.18696/reunir.v12i1.1104

Issue

Section

Artigos científicos