Diagnóstico de competências no setor público

o caso da Coordenação de Administração de Pessoal da UFJF

Autores

Palavras-chave:

Gestão por competências, Diagnóstico de competências, Administração pública

Resumo

O objetivo deste artigo é identificar e descrever as competências essenciais para as atividades desenvolvidas pelos servidores na Coordenação de Administração de Pessoal da Universidade Federal de Juiz de Fora. A pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso, de abordagem qualitativa, classificação descritiva e natureza aplicada. Na coleta de dados foram utilizadas pesquisa documental, observação não-participante, evocação de palavras com dezenove participantes e entrevistas semiestruturadas com mais dezessete. Para o exame das informações colhidas, utilizou-se a técnica análise de conteúdo. Desta forma, foi possível levantar e apresentar dez competências, passiveis de observação e avaliação no trabalho. Conclui-se que estas competências atendem as finalidades do setor, possibilitando estabelecer o perfil desejado e um parâmetro para política de desenvolvimento de pessoal da Instituição.

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Biografia do Autor

Jander Ângelo Diogo Ferreira, Universidade Federal de Viçosa

Técnico Administrativo em Educação - Contador (UFV)
Mestre em Administração Pública - PROFIAP (UFV)
Especialista em Contabilidade Pública (UCAM)
Bacharel em Ciências Contábeis e Gestão de Cooperativas (UFV)
Bacharel em Administração (UNIFRAN)

Odemir Vieira Baêta, Universidade Federal de Viçosa

Professor do Departamento de Letras da Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Mestre em Administração Pública (UFV)

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Publicado

2022-05-18

Como Citar

Diogo Ferreira, J. Ângelo, & Vieira Baêta, O. (2022). Diagnóstico de competências no setor público: o caso da Coordenação de Administração de Pessoal da UFJF. REUNIR Revista De Administração Contabilidade E Sustentabilidade, 11(2), 42-58. Recuperado de https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/1045

Edição

Seção

Artigos científicos