Diagnóstico de competências no setor público
o caso da Coordenação de Administração de Pessoal da UFJF
Keywords:
Gestão por competências, Diagnóstico de competências, Administração públicaAbstract
O objetivo deste artigo é identificar e descrever as competências essenciais para as atividades desenvolvidas pelos servidores na Coordenação de Administração de Pessoal da Universidade Federal de Juiz de Fora. A pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso, de abordagem qualitativa, classificação descritiva e natureza aplicada. Na coleta de dados foram utilizadas pesquisa documental, observação não-participante, evocação de palavras com dezenove participantes e entrevistas semiestruturadas com mais dezessete. Para o exame das informações colhidas, utilizou-se a técnica análise de conteúdo. Desta forma, foi possível levantar e apresentar dez competências, passiveis de observação e avaliação no trabalho. Conclui-se que estas competências atendem as finalidades do setor, possibilitando estabelecer o perfil desejado e um parâmetro para política de desenvolvimento de pessoal da Instituição.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de Direito Autoral
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de ser um periódico de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, com caráter científico.
A Revista REUNIR adota Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Brasil License ou seu equivalente.