ANÁLISE COMPORTAMENTAL DOS CUSTOS DE AGÊNCIA EM INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS BRASILEIRAS
DOI:
https://doi.org/10.18696/reunir.v8i3.607Palavras-chave:
Teoria da agência, Custos de agência, Instituições financeiras.Resumo
A Teoria da Agência analisa os conflitos resultantes da dissolução da propriedade, em que a propriedade e o controle são delegados a pessoas distintas, ocasionando os custos de agência. Neste sentido, o presente estudo tem por objetivo analisar os custos de agência em instituições financeiras brasileiras com e sem participação estatal no período de 2011 a 2016. A amostra é composta por instituições financeiras com e sem participação estatal listadas na BM&FBOVESPA. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem quanti-qualitativa nas demonstrações financeiras disponibilizadas na BM&FBOVESPA. Para analisar os custos de agência utilizou-se duas variáveis que são baseadas em medidas de desempenho como a variável TRA, que investiga os custos de agência através do giro dos ativos e a variável RDV, que analisa as despesas discricionárias. O estudo dividiu-se em duas etapas, na qual a primeira verificou-se por meio de estatística descritiva e a segunda aplicou-se os testes de médias por meio do teste T-Student. Quando analisado a variável TRA os resultados encontrados evidenciaram igualdade de médias, assim, não se pode inferir quais instituições financeiras possuem maiores ou menores custos de agência. No entanto, quando verificado a variável RDV os resultados demonstram que as instituições financeiras com participação estatal possuem maiores custos de agência.
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