Ecoinovação, Upcycling e Slow Fashion para Produção e Consumo Sustentável:

O Caso da Think Blue – RJ

Autores

Palavras-chave:

Ecoinovação, Upcycling, Consumo Sustentável

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar o processo de ecoinovação em uma empresa especializada no segmento jeans, que adota técnica upcycling, com base no modelo proposto por Bocken et al. (2014). Foi realizado um estudo de caso de natureza descritiva e exploratória, a partir do uso de entrevista semiestruturada e análise documental. A unidade de análise foi uma empresa do segmento de moda situada no Rio de Janeiro-RJ, que tem o jeans como a sua matéria-prima para a confecção de novas peças de roupas e acessórios. Os resultados evidenciam que a empresa possui aspectos para o seu desenvolvimento como negócio sustentável, com destaque para o arquétipo criar valor a partir de resíduos, em consonância com o propósito da empresa em desconstruir o jeans para a construção de novas peças e acessórios. Conclui-se que a empresa pesquisada contempla os arquétipos do modelo adotado agregando valor ambiental e social nos produtos confeccionados.

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Biografia do Autor

Verônica Macário de Oliveira, UFCG

Unidade Acadêmica de Administração e Contabilidade

Angélica Catarine da Mota Araújo, UFCG

Mestre em Administração pelo PPGA/UFCG

Amanda de Paula Aguiar Barbosa, UFCG

Mestre em Administração pelo PPGA/UFCG

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Publicado

2021-11-29

Como Citar

Oliveira, V. M. de, Araújo, A. C. da M., Barbosa, A. de P. A., & Correia, S. Érica N. (2021). Ecoinovação, Upcycling e Slow Fashion para Produção e Consumo Sustentável:: O Caso da Think Blue – RJ. REUNIR Revista De Administração Contabilidade E Sustentabilidade, 11(1), 41-55. Recuperado de https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/1120

Edição

Seção

Artigos científicos

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