Ecoinovação, Upcycling e Slow Fashion para Produção e Consumo Sustentável:
O Caso da Think Blue – RJ
Palavras-chave:
Ecoinovação, Upcycling, Consumo SustentávelResumo
O artigo tem como objetivo analisar o processo de ecoinovação em uma empresa especializada no segmento jeans, que adota técnica upcycling, com base no modelo proposto por Bocken et al. (2014). Foi realizado um estudo de caso de natureza descritiva e exploratória, a partir do uso de entrevista semiestruturada e análise documental. A unidade de análise foi uma empresa do segmento de moda situada no Rio de Janeiro-RJ, que tem o jeans como a sua matéria-prima para a confecção de novas peças de roupas e acessórios. Os resultados evidenciam que a empresa possui aspectos para o seu desenvolvimento como negócio sustentável, com destaque para o arquétipo criar valor a partir de resíduos, em consonância com o propósito da empresa em desconstruir o jeans para a construção de novas peças e acessórios. Conclui-se que a empresa pesquisada contempla os arquétipos do modelo adotado agregando valor ambiental e social nos produtos confeccionados.
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