INFLUÊNCIA DO ANO ELEITORAL, DA MUDANÇA DE GESTOR PÚBLICO E DO MANDATO ELEITORAL SOBRE MUDANÇAS NA COMPOSIÇÃO DOS GASTOS PÚBLICOS NOS ESTADOS BRASILEIROS

Autores

  • Dimas Barrêto Queiroz Universidade Federal da Paraíba - UFPB

DOI:

https://doi.org/10.18696/reunir.v8i3.789

Palavras-chave:

Ano eleitoral, Mudança de governador do estado, Primeiro mandato, Composição dos gastos públicos.

Resumo

A literatura sobre ciclos político-orçamentários tem se concentrado na identificação de fatores capazes de influenciar a existência e intensidade de tais ciclos. O objetivo dessa pesquisa consistiu em averiguar a influência do ano eleitoral (QAM), da mudança de gestor público (MGE) e do mandato eleitoral (PME) sobre mudanças na composição dos gastos públicos nos estados brasileiros. Para atingir tal objetivo, um índice (IMCGP) que refletisse alterações na composição dos gastos públicos foi criado e utilizado como variável dependente. A amostra foi composta pelos 26 estados brasileiros no período de 2004 a 2015, totalizando 312 observações e compreendendo três ciclos eleitorais. Utilizou-se a técnica de regressão com dados em painel. As evidências revelaram que o ano eleitoral e o primeiro mandato não exercem influência significativa sobre o índice de mudança na composição dos gastos públicos. Já a variável que indica mudança de governador apresentou sinal positivo e significância estatística. A pesquisa concluiu que mudanças de governadores são acompanhadas por maiores alterações na composição dos gastos públicos quando comparada às situações nas quais não há mudança de liderança, ampliando o conhecimento sobre como fatores políticos influenciam a dinâmica dos gastos públicos no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dimas Barrêto Queiroz, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutor em Ciências Contábeis no Programa Multiinstitucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis UnB/UFPB/UFRN (2015). Atualmente é professor Adjunto II da UFPB.

Referências

ALT, J. E.; LASSEN, D. D. Transparency, political polarization, and political budget cycles in OECD countries. American Journal of Political Science, v. 50, n. 3, p. 530-550, 2006.

BRAUNINGER, T. A partisan model of government expenditure. Public Choice, v. 125, p. 409-429, 2005.

BRENDER, A.; DRAZEN, A. Political budget cycles in new versus established democracies. Journal of Monetary Economics, v. 52, p. 1271-1295, 2005.

______. How do budget deficits and economic growth affect reelection prospects? Evidence from a large panel of countries. The American Economic Review, v. 98, n. 5, p. 2203-2220, 2008.

______. Elections, leaders, and the composition of government spending. Journal of Public Economics, v. 97, p. 18-31, 2013.

BUDGE, I.; HOFFERBERT, R. Mandates and policy outputs: U.S. party platforms and federal expenditures. The American Political Science Review, v. 84, p. 111-132, 1990.

CARVALHO, F. A. A.; OLIVEIRA, K. V. A contabilidade governamental e a teoria dos ciclos políticos: uma análise empírica fiscal e contábil sobre os municípios do estado do Rio de Janeiro – 1998/2006. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, v. 3, n. 1, p. 46-64, 2009.

DOWNS, A. An economic theory of political action in a democracy. Journal of Political Economy, v. 65, n. 2, p. 135-150, 1957.

DRAZEN, A. The political business cycle after 25 years. NBER Macroeconomics Annual, v. 15, p. 75-138, 2001.

DRAZEN, A.; ESLAVA, M. Electoral manipulation via voter-friendly spending: theory and evidence. Journal of Development Economics, v. 92, p. 39-52, 2010.

GONZALEZ, P.; HINDRIKS, J.; PORTEIRO, N. Fiscal decentralization and political budget cycles. Journal of Public Economic Theory, v. 15, n. 6, p. 884-911, 2013.

HAAN, J. Democracy, elections and government budget deficits. German Economic Review, v. 15, n. 1, p. 131-142, 2013.

HANUSCH, M. Coalition incentives for political budget cycles. Public Choice, v. 151, p. 121-136, 2012.

JONES, B. F.; OLKEN, B. A. Do leaders matter? National leadership and growth since World War II. Quarterly Journal of Economics, v. 120, p. 835-864, 2005.

KATSIMI, M.; SARANTIDES, V. Do elections affect the composition of fiscal policy in developed, established democracies? Public Choice, v. 151, p. 325-362, 2012.

KLEIN, F. A.; SAKURAI, S. N. Term limits and political budget cycles at the local level: evidence from a young democracy. European Journal of Political Economy, v. 37, p. 21-36, 2015.

NORDHAUS, W. D. The political business cycle. Review of Economic Studies, v. 42, n. 2, p. 169-190, 1975.

QUEIROZ, D. B. Composição dos Gastos Públicos e Resultados Eleitorais: Um estudo nos municípios brasileiros. Tese de Doutorado. Universidade de Brasília, Universidade Federal da Paraíba e Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasília-DF, 2015.

QUEIROZ, D. B.; SOUZA, A. G. S. F.; MORAIS, L. M. F.; SILVA, V. K. R. Mandatos eleitorais e ciclos político orçamentários: evidências dos estados brasileiros. In: X Congresso Anpcont, Ribeirão Preto, SP, Brasil. Anais... Ribeirão Preto/SP: junho de 2016.

ROGOFF, K. Equilibrium political budget cycles. The American Economic Review, v. 80, n. 1, p. 21-26, 1990.

ROSE, S. Do fiscal rules dampen the political business cycle? Public Choice, v. 128, p. 407-431, 2006.

SAKURAI, S. N. Testando a hipótese de ciclos eleitorais racionais nas eleições dos municípios paulistas. Estudos Econômicos, v. 35, n. 2, p. 297-315, 2005.

______. Ciclos políticos nas funções orçamentárias dos municípios brasileiros: uma análise para o período 1990 – 2005 via dados em painel. Estudos Econômicos, v. 39, n. 1, p. 39-58, 2009.

SAKURAI, S. N.; MENEZES-FILHO, N. A. Opportunistic and partisan election cycles in Brazil: new evidence at the municipal level. Public Choice, v. 148, p. 233-247, 2011.

SAPORITI, A.; STREB, J. M. Separation of powers and political budget cycles. Public Choice, v. 137, p. 329-345, 2008.

SCHNEIDER, C. J. Fighting with one hand tied behind the back: political budget cycles in the West German states. Public Choice, v. 142, p. 125-150, 2010.

SHI, M.; SVENSSON, J. Political budget cycles: do they differ across countries and why? Journal of Public Economics, v. 90, p. 1367-1389, 2006.

STREB, J. M.; TORRENS, G. Making rules credible: divided government and political budget cycles. Public Choice, v. 156, p. 703-722, 2013.

TSEBELIS, G.; CHANG. E. Veto players and the structure of budgets in advanced industrialized countries. European Journal of Political Research, v. 43, n. 3, p. 449-476, 2004.

VEIGA, L. G.; VEIGA, F. J. Does opportunism pay off? Economics Letters, v. 96, p. 177-182, 2007a.

______. Political business cycles at the municipal level. Public Choice, v. 131, p. 45-64, 2007b.

VERGNE, C. Democracy, elections and allocation of public expenditures in developing countries. European Journal of Political Economy, v. 25, p. 63-77, 2009.

VICENTE, E. F. R.; NASCIMENTO, L. S. A efetividade dos ciclos políticos nos municípios brasileiros: um enfoque contábil. Revista de Contabilidade e Organizações, v. 6, p. 106-126, 2012.

Downloads

Publicado

2019-02-13

Como Citar

Queiroz, D. B. (2019). INFLUÊNCIA DO ANO ELEITORAL, DA MUDANÇA DE GESTOR PÚBLICO E DO MANDATO ELEITORAL SOBRE MUDANÇAS NA COMPOSIÇÃO DOS GASTOS PÚBLICOS NOS ESTADOS BRASILEIROS. REUNIR Revista De Administração Contabilidade E Sustentabilidade, 8(3), 68-77. https://doi.org/10.18696/reunir.v8i3.789

Edição

Seção

Artigos científicos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.