CONSTRUÇÃO DE UM MODELO DE PREDIÇÃO PARA O CONSUMO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO VERDE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18696/reunir.v8i3.719

Palavras-chave:

Tecnologia da Informação Verde (TI Verde). Sustentabilidade. Consumo Sustentável. Paradigma das Pistas. Heurística da Ancoragem e Ajustamento.

Resumo

O objetivo deste artigo é verificar a influência das atitudes, do consumo sustentável, da ancoragem e da variação do ambiente da pesquisa na intenção de compra do consumidor de tecnologia da informação. Realizou-se um estudo quase-experimental relacionado à temática do consumo de Tecnologia da Informação Verde, abrangendo os temas Sustentabilidade, Tecnologia da Informação (TI), Marketing Verde e Processo Decisório. O objeto utilizado no experimento foi um notebook, sendo que foram construídos dois tipos de anúncio (A – com argumento ecológico e B – sem argumento ecológico). A pesquisa foi aplicada em dois tipos de ambiente, tendo como sujeitos clientes de uma loja de comercialização de TI do e alunos de graduação de Engenharia Sanitária e Ambiental, Administração e Sistemas de Informação da Universidade Federal de Santa Maria. Em alguns grupos experimentais foi exibido um vídeo sobre lixo eletrônico, a fim de verificar a influência da âncora na intenção de compra. A análise de regressão evidenciou que a variável do construto consumo sustentável que afetou a intenção de compra em relação ao anúncio com AE a “busco maneiras de reutilizar os objetos”. O vídeo, como variável isolada, não influenciou na equação do anúncio A, atuando positivamente juntamente com o curso de Administração.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Amélia Moura Zwicker, UFSM

Sistemas e Mercado do Programa de Pós-Graduação em Administração da UFSM. Estuda Doutorado em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Possui Mestrado e Graduação em Administração pela UFSM (2017 e 2008). Realizou Especialização em Gestão Pública pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2012). Exerce o cargo de Administradora na Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) da UFSM, atuando na área de capacitação de servidores docentes e técnico-administrativos em educação desde 2010. Profissionalmente, possui experiência na área de Administração - Gestão Pública, com ênfase em Gestão de Pessoas e Planejamento, e atualmente estuda o tema Tecnologia da Informação Verde (TI Verde) na academia.

Mauri Leodir Löbler, UFSM

Professor doutor da linha de Sistemas e Mercado do Programa de Pós-Graduação em Administração da UFSM.

Downloads

Publicado

2019-02-13

Como Citar

Zwicker, A. A. M., & Löbler, M. L. (2019). CONSTRUÇÃO DE UM MODELO DE PREDIÇÃO PARA O CONSUMO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO VERDE. REUNIR Revista De Administração Contabilidade E Sustentabilidade, 8(3), 47-57. https://doi.org/10.18696/reunir.v8i3.719

Edição

Seção

Artigos científicos