CONCEPÇÃO DE ATIVOS: UM ESTUDO SOBRE A COMPREENSÃO DOS DISCENTES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UFERSA
DOI:
https://doi.org/10.18696/reunir.v4i2.172Palavras-chave:
Definição de ativo. Reconhecimento e mensuração de ativos. Classificação dos ativos.Resumo
Os ativos contábeis têm assumido diversas concepções em razão dos aspectos normativos e teóricos. O estudo objetivou investigar qual a concepção dos discentes do curso de graduação em Ciências Contábeis da UFERSA sobre os ativos contábeis. Para tanto se fez uso da pesquisa de campo, com a aplicação de um instrumento de coleta, tratando sobre o perfil dos discentes, informações gerais sobre ativos (definição, reconhecimento, mensuração e evidenciação) e o processo de classificação desses itens (circulante, não circulante, tangível, intangível). A pesquisa se utilizou da amostragem por conveniência, o que resultou em 145 questionários respondidos. Os dados foram tabulados no SPSS 19.0, para a análise exploratória dos dados, dos quais 88,26% foram considerados válidos, e análise descritiva. Com as respostas obtidas os dados foram correlacionados de modo a conduzir a resposta ao problema de pesquisa. Os dados apontam que o público feminino é predominante no curso, com idade entre 16 e 27 anos. Os discentes que já cursaram a disciplina de “Teoria da contabilidade” compreendem a definição dos ativos sob a perspectiva normativa, enquanto que os demais seguem a linha de discussão teórica. Percebe-se ainda, que os discentes que ainda não tiverem contato com a referida disciplina associam a idéia do processo de reconhecimento, mensuração e evidenciação dos ativos sob a perspectiva do CPC 00-R1. Além disso, os dados apontam que os discentes têm dificuldade em diferenciar adequadamente os itens patrimoniais e de resultado, bem como de classificá-los em circulante, não circulante, tangível e intangível.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de ser um periódico de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, com caráter científico.
A Revista REUNIR adota Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Brasil License ou seu equivalente.