Teletrabalho Eficaz: avaliação do desenho instrucional em treinamentos

Autores

  • Eliane Almeida do Carmo Fiocruz
  • Gardênia da Silva Abbad Universidade de Brasília
  • Vivian dos Santos Miranda UniProjeção
  • Letícia Mara de Lima Meira Ministério da Saúde

DOI:

https://doi.org/10.18696/reunir.v13i5.1683

Palavras-chave:

Avaliação de treinamento, Desenho instrucional, Teletrabalho

Resumo

O objetivo deste trabalho é avaliar a qualidade do Desenho Instrucional (DI) de um programa de treinamentos de habilidades de trabalho em equipes virtuais oferecido por uma organização brasileira do segmento financeiro. O programa foi desenvolvido para atender à demanda de trabalho virtual emergencial na pandemia de Covid-19 e possui 73 horas para adequação ergonômica, assertividade da comunicação e desenvolvimento de empatia, dentre outros. Os dados foram obtidos por meio de fontes secundárias, com a análise dos conteúdos e do ambiente do treinamento virtual. A análise da qualidade foi realizada por 14 especialistas, com o apoio de um roteiro em três rodadas avaliativas e foi considerado o consenso entre os juízes especialistas. Os resultados mostraram que os conteúdos dos treinamentos foram voltados tanto para a equipe, quanto para o indivíduo e foram relevantes para preparar os trabalhadores a dar continuidade aos seus trabalhos a partir de casa. Entretanto,  o DI dos treinamentos teve pouca proximidade com a teoria e os princípios instrucionais, o que pode comprometer o potencial para proporcionar a mudança de comportamento nos egressos e alcançar os desempenhos esperados. A partir dos resultados e da literatura de DI, foram apresentadas sugestões que podem orientar gestores e desenhistas instrucionais em futuros treinamentos.

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Biografia do Autor

Eliane Almeida do Carmo, Fiocruz

Doutora em Administração (UnB - 2023), Mestre em Agronegócios (UnB - 2008), Especialista em Administração Pública (UDB - 2014) e Bacharel em Administração (UFLA - 2006). Analista de Gestão em Saúde, atuando na Escola Fiocruz de Governo, na área de desenvolvimento e avaliação de cursos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-DF) e desenvolvendo pesquisas na área de avaliação de cursos. Atualmente está vinculada como docente no Mestrado em Políticas Públicas em Saúde (MPPPS).

Gardênia da Silva Abbad, Universidade de Brasília

É bolsista PQ, nível 1A, possui graduação, mestrado e doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília. Realiza pesquisas na área de Psicologia Organizacional e do Trabalho com ênfase em aprendizagem, treinamento, desenvolvimento em educação; medidas de avaliação de programas educacionais presenciais e a distância; tecnologias de ensino em saúde; teletrabalho. É professora Titular, lotada no Departamento de Psicologia Social e do Trabalho e participa do corpo docente de dois programas de pós-graduação (Programa de Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações - PPG PSTO e Programa de Pós-Graduação em Administração - PPG PPGA) da Universidade de Brasília. Exerceu funções de chefe e subchefe do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho, Diretora do Instituto de Psicologia e Decana de Gestão de Pessoas da UnB. Foi membra da diretoria do Fórum de Pró-reitores de Recursos Humanos da ANDIFES. Foi presidente da Associação Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho - SBPOT, coeditora da Revista Psicologia, Organizações e Trabalho - rPOT. Está em exercício da Presidência da ANPEPP (gestão 2023-2024). Participou de grupos de trabalho e de reuniões de avaliação de Programas de Pós-graduação em Psicologia na CAPES. Coordenou um projeto multidisciplinar de formação de mestres e doutores e produção de conhecimentos sobre ensino na saúde, financiado pela CAPES. Integrou e coordenou o Comitê Assessor do CNPq - CA - Psicologia. Atualmente coordena dois grupos de pesquisa: e-trabalho que investiga horários flexíveis; trabalho remoto (teletrabalho) e outro, o Grupo Impacto, que realiza estudos sobre Treinamento, Desenvolvimento e Educação em Organizações e Trabalho. Participa de Grupo de Trabalho da ANPEPP que realiza pesquisas sobre trabalho e organizações (e-mail: gardenia.abbad@gmail.com).

Vivian dos Santos Miranda, UniProjeção

Mestra em Psicologia Social e do Trabalho pela Universidade de Brasília. Cursando Licenciatura em Pedagogia na UNESA (3º semestre). Pós-Graduada em Pedagogia Empresarial pela UCAM (2011), MBA em Gestão Estratégica de Pessoas pela Cruzeiro do Sul (2022) e graduada em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Estácio do Rio de Janeiro (2010). Pesquisado e membra do Grupo de Pesquisa Impacto da UNB, coordenado pela Profª Draª Gardênia Abbad. Docente de Ensino Superior em IES. Empreendedora da área de RH/Gestão de Pessoas, como fundadora e administradora do Clube RH, desde 2017. Consultora de empresas na área de Gestão de Pessoas. Pedagoga empresarial, expert em Treinamento, Desenvolvimento e Educação (TD&E), Gestão do Conhecimento (GC) e as práticas de Educação Corporativa (EC) dentro das organizações. Realizou implatações de Universidade Corporativas em empresas de médio e grande porte. Coordenou e desenvolvei mais de 200 soluções educacionais. Coordenar ações para formação de consultores, instrutores e multiplicadores educacionais. Construiu uma carreira profissional sólida com 23 (vinte e três) anos de atuação em Recursos Humanos. (E-mail:consultora.vivianmiranda@gmail.com)

Letícia Mara de Lima Meira , Ministério da Saúde

Mestra em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Brasilia (2023). Mestre em Antropologia de Iberoamérica pela Universidade de Salamanca, Espanha (2014). Especialista em Psicologia Clínica Junguiana pelo Instituto Junguiano de Ensino e Pesquisa (2012). É Analista Técnica de Política Social desde 2013 e atua no treinamento e desenvolvimento de servidores públicos no Ministério da Saúde. Atualmente realiza pesquisa sobre os resultados das ações de TDeE na área da saúde pública.

Publicado

2024-04-09

Como Citar

Carmo, E. A. do, Abbad, G. da S., Miranda, V. dos S. ., & Meira , L. M. de L. . (2024). Teletrabalho Eficaz: avaliação do desenho instrucional em treinamentos. REUNIR Revista De Administração Contabilidade E Sustentabilidade, 13(5), 60 - 79. https://doi.org/10.18696/reunir.v13i5.1683

Edição

Seção

Chamada Especial: Competências e Aprendizagem