AVALIAÇÃO QUALITATIVA DE UM PROGRAMA DE TREINAMENTO PARA EQUIPES VIRTUAIS

Authors

  • Eliane Almeida do Carmo Fiocruz
  • Gardênia da Silva Abbad Universidade de Brasília
  • Vivian dos Santos Miranda UniProjeção
  • Letícia Mara de Lima Meira Ministério da Saúde

DOI:

https://doi.org/10.18696/reunir.v13i5.1683

Keywords:

Training evaluation., Instructional design, Telework

Abstract

The objective of this work is to evaluate the Instructional Design (ID) quality of a training program for working skills in virtual teams offered by a Brazilian organization in the financial sector. The program was developed to meet the demand for emergency virtual work during the Covid-19 pandemic and has 73 hours for ergonomic adaptation, the assertiveness of communication, and the development of empathy, among others. The data were obtained through secondary sources, analyzing the virtual training's contents and environment. The quality analysis was carried out by 14 specialists, with the support of a script in three evaluation rounds, seeking consensus among the specialist judges. The results showed that the training contents were aimed at both the team and the individual and were relevant to prepare workers to continue their work from home. However, the instructional design of the training needed more proximity to the theory and instructional principles, which may compromise the potential to provide behavior change in graduates and achieve the expected performance. The results and the instructional design literature presented suggestions to guide managers and instructional designers in future training.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Eliane Almeida do Carmo, Fiocruz

Doutora em Administração (UnB - 2023), Mestre em Agronegócios (UnB - 2008), Especialista em Administração Pública (UDB - 2014) e Bacharel em Administração (UFLA - 2006). Analista de Gestão em Saúde, atuando na Escola Fiocruz de Governo, na área de desenvolvimento e avaliação de cursos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-DF) e desenvolvendo pesquisas na área de avaliação de cursos. Atualmente está vinculada como docente no Mestrado em Políticas Públicas em Saúde (MPPPS).

Gardênia da Silva Abbad, Universidade de Brasília

É bolsista PQ, nível 1A, possui graduação, mestrado e doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília. Realiza pesquisas na área de Psicologia Organizacional e do Trabalho com ênfase em aprendizagem, treinamento, desenvolvimento em educação; medidas de avaliação de programas educacionais presenciais e a distância; tecnologias de ensino em saúde; teletrabalho. É professora Titular, lotada no Departamento de Psicologia Social e do Trabalho e participa do corpo docente de dois programas de pós-graduação (Programa de Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações - PPG PSTO e Programa de Pós-Graduação em Administração - PPG PPGA) da Universidade de Brasília. Exerceu funções de chefe e subchefe do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho, Diretora do Instituto de Psicologia e Decana de Gestão de Pessoas da UnB. Foi membra da diretoria do Fórum de Pró-reitores de Recursos Humanos da ANDIFES. Foi presidente da Associação Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho - SBPOT, coeditora da Revista Psicologia, Organizações e Trabalho - rPOT. Está em exercício da Presidência da ANPEPP (gestão 2023-2024). Participou de grupos de trabalho e de reuniões de avaliação de Programas de Pós-graduação em Psicologia na CAPES. Coordenou um projeto multidisciplinar de formação de mestres e doutores e produção de conhecimentos sobre ensino na saúde, financiado pela CAPES. Integrou e coordenou o Comitê Assessor do CNPq - CA - Psicologia. Atualmente coordena dois grupos de pesquisa: e-trabalho que investiga horários flexíveis; trabalho remoto (teletrabalho) e outro, o Grupo Impacto, que realiza estudos sobre Treinamento, Desenvolvimento e Educação em Organizações e Trabalho. Participa de Grupo de Trabalho da ANPEPP que realiza pesquisas sobre trabalho e organizações (e-mail: gardenia.abbad@gmail.com).

Vivian dos Santos Miranda, UniProjeção

Mestra em Psicologia Social e do Trabalho pela Universidade de Brasília. Cursando Licenciatura em Pedagogia na UNESA (3º semestre). Pós-Graduada em Pedagogia Empresarial pela UCAM (2011), MBA em Gestão Estratégica de Pessoas pela Cruzeiro do Sul (2022) e graduada em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Estácio do Rio de Janeiro (2010). Pesquisado e membra do Grupo de Pesquisa Impacto da UNB, coordenado pela Profª Draª Gardênia Abbad. Docente de Ensino Superior em IES. Empreendedora da área de RH/Gestão de Pessoas, como fundadora e administradora do Clube RH, desde 2017. Consultora de empresas na área de Gestão de Pessoas. Pedagoga empresarial, expert em Treinamento, Desenvolvimento e Educação (TD&E), Gestão do Conhecimento (GC) e as práticas de Educação Corporativa (EC) dentro das organizações. Realizou implatações de Universidade Corporativas em empresas de médio e grande porte. Coordenou e desenvolvei mais de 200 soluções educacionais. Coordenar ações para formação de consultores, instrutores e multiplicadores educacionais. Construiu uma carreira profissional sólida com 23 (vinte e três) anos de atuação em Recursos Humanos. (E-mail:consultora.vivianmiranda@gmail.com)

Letícia Mara de Lima Meira , Ministério da Saúde

Mestra em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Brasilia (2023). Mestre em Antropologia de Iberoamérica pela Universidade de Salamanca, Espanha (2014). Especialista em Psicologia Clínica Junguiana pelo Instituto Junguiano de Ensino e Pesquisa (2012). É Analista Técnica de Política Social desde 2013 e atua no treinamento e desenvolvimento de servidores públicos no Ministério da Saúde. Atualmente realiza pesquisa sobre os resultados das ações de TDeE na área da saúde pública.

Published

2024-04-09

How to Cite

Carmo, E. A. do, Abbad, G. da S., Miranda, V. dos S. ., & Meira , L. M. de L. . (2024). AVALIAÇÃO QUALITATIVA DE UM PROGRAMA DE TREINAMENTO PARA EQUIPES VIRTUAIS. REUNIR Revista De Administração Contabilidade E Sustentabilidade, 13(5), 60 - 79. https://doi.org/10.18696/reunir.v13i5.1683

Issue

Section

Chamada Especial: Competências e Aprendizagem