Análise dos ODS divulgados nos relatórios de sustentabilidade das empresas com alto potencial poluidor, integrantes do setor de Petróleo, Gás e Biocombustível da B3
DOI:
https://doi.org/10.18696/reunir.v13i1.1556Palavras-chave:
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, Desenvolvimento Sustentável, Relatório de SustentabilidadeResumo
O presente estudo teve como objetivo identificar e analisar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) divulgados nos relatórios de sustentabilidade das empresas com alto potencial poluidor, integrantes do setor de Petróleo, Gás e Biocombustível da B3. A pesquisa adotou a abordagem qualitativa, caracterizando o estudo como exploratório, descritivo e documental. Tendo como amostra as empresas: Cosan, Petrobrás, Enauta e Ultrapar. Os dados foram obtidos por meio dos relatórios de sustentabilidade ou relato integrado das organizações pesquisadas no período de 2016 a 2021. Como instrumento de coleta de dados e análise de resultados foram utilizados os softwares R, na mineração de dados textuais dos relatórios, e ATLAS.ti versão 23 para análise de conteúdo. Os resultados desta pesquisa destacaram que os ODS mais divulgados foram o 8, 9 e 12, ou seja, ODS mais conectados e direcionados às atividades fins das empresas. O ODS 13 também foi destaque na divulgação, em parte, pela urgência do combate às mudanças climáticas e pelo entendimento de que os combustíveis fósseis são fontes emissoras significativas de carbono para a atmosfera, o que direciona as organizações a buscarem uma atuação alinhada às metas do ODS 13. Quando analisado cada relatório de forma mais aprofundada, identificou-se inconsistências entre o discurso de adesão aos ODS e a definição prática e operacional dos ODS com metas alinhadas à Agenda 2030.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de ser um periódico de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, com caráter científico.
A Revista REUNIR adota Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Brasil License ou seu equivalente.