O Papel do Influenciador Digital na Competição do Mercado Gastronômico

Autores

  • Bruna Félix da Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Nelson da Cruz Monteiro Fernandes Universidade Federal de Pernambuco
  • Marconi Freitas da Costa Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Anderson Diego Farias da Silva Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.18696/reunir.v13i2.1122

Palavras-chave:

Influência Digital; Marketing Estratégico; Mercado Gastronômico.

Resumo

Com o avanço das tecnologias o marketing precisou reinventar-se nos meios digitais, abrindo espaço para novas estratégias e ferramentas. Entre elas, vem crescendo o uso de influenciadores digitais como estratégia de marketing. Estes são capazes de trazer uma proximidade maior da empresa com o seu público-alvo, estreitando, assim, os laços de relacionamento do modelo de negócio com o cliente. Com base nisso, esse estudo teve por objetivo compreender como essa estratégia pode proporcionar um diferencial competitivo para empresas do mercado gastronômico. Para tanto, desenvolvemos um estudo de caso qualitativo realizado no Restaurante João Pizza, localizado em Caruaru (PE), o que nos permitiu identificar especificidades do perfil do influenciador digital, da estratégia criativa no processo de construção do marketing e das estratégias adotadas nas mensagens, que formam, assim, a capacidade de influência no caso levantado. Os dados evidenciam que é possível alcançar vantagem competitiva com a tática de influência digital dentro do mercado gastronômico por meio da aplicação de um conjunto de estratégias criativas e veiculação de mensagens dentro da nova lógica do marketing digital.

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Publicado

2023-06-28

Como Citar

Silva, B. F. da, Fernandes, N. da C. M., Costa, M. F. da, & Silva, A. D. F. da. (2023). O Papel do Influenciador Digital na Competição do Mercado Gastronômico. REUNIR Revista De Administração Contabilidade E Sustentabilidade, 13(2), 56-75. https://doi.org/10.18696/reunir.v13i2.1122

Edição

Seção

Artigos científicos