Influência da idade e do tempo de mandato dos CEO em opções tributárias mais agressivas

Autores

Palavras-chave:

Incentivos fiscais; Chief Executive Officer; Tempo de mandato.

Resumo

O objetivo do estudo é verificar a influência da idade e do tempo de mandato dos CEO, com base na teoria dos escalões superiores, em opções tributárias mais agressivas por meio de incentivos fiscais, no período de 2013 a 2017. Realizou-se uma pesquisa descritiva, por meio de coleta documental e de caráter quantitativa. Os dados foram coletados no website da [B]3, nos Formulários de Referência e no banco de dados Economatica®. Inicialmente foi realizada análise descritiva, seguida de regressão com dados em painel. Os resultados indicaram que, individualmente, as empresas com CEO´s mais velhos e aquelas com CEO´s no longo mandato apresentaram maior volume de recursos na conta de reservas de incentivos fiscais. Contudo, as empresas em que os CEO´s são mais velhos e estão no longo mandato de forma concomitante, apresentam menor volume de recursos na reserva de incentivos fiscais, sendo uma função da baixa adesão por opções tributárias mais agressivas, a qual pode ser explicada pela busca em preservar a reputação construída ao longo da carreira. Nesse sentido, decisões mais conservadoras dos CEO´s se mostraram associadas com as características de idade mais avançada e o longo mandato. Salienta-se que a diminuição dos impostos pela reserva de incentivos fiscais gera benefícios econômicos imediatos para as empresas. Contudo, os benefícios fiscais, contribuem no desenvolvimento regional, proporcionando empregabilidade e demais retornos sociais, por meio das atividades desenvolvidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Antônio Vargas, Universidade Comunitária da Região de Chapecó- UNOCHAPECÓ

Mestrando em Ciências Contábeis pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó- UNOCHAPECÓ. Professor da Faculdade Concórdia (FACC).

Rodrigo Menegon, Universidade Comunitária da Região de Chapecó- UNOCHAPECÓ

Mestrando em Ciências Contábeis e Administração pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó- UNOCHAPECÓ

Sady Mazzioni, Universidade Comunitária da Região de Chapecó- UNOCHAPECÓ

Professor da Universidade Comunitária da Região de Chapecó- UNOCHAPECÓ

Doutor em Ciências Contábeis e Administração pela Fundação Universidade Regional de Blumenau

Cristian Baú Dal Magro, Universidade Comunitária da Região de Chapecó- UNOCHAPECÓ

Professor da Universidade Comunitária da Região de Chapecó- UNOCHAPECÓ

Doutor em Ciências Contábeis e Administração pela Fundação Universidade Regional de Blumenau

Downloads

Publicado

2020-12-23

Como Citar

Vargas, L. A., Menegon, R., Mazzioni, S., & Dal Magro, C. B. (2020). Influência da idade e do tempo de mandato dos CEO em opções tributárias mais agressivas. REUNIR Revista De Administração Contabilidade E Sustentabilidade, 10(4), 116-127. Recuperado de https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/1097

Edição

Seção

Artigos científicos