A CONTABILIDADE COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO DOS ESTABELECIMENTOS RURAIS
DOI:
https://doi.org/10.18696/reunir.v4i2.246Palavras-chave:
Contabilidade rural. Propriedades rurais. Gestão de estabelecimentos rurais.Resumo
O objetivo do estudo é identificar o uso da contabilidade como instrumento de gestão das propriedades rurais. Os procedimentos metodológicos caracterizam a pesquisa como exploratória, de levantamento e de natureza quantitativa. Os dados foram coletados por meio de questionário com 150 produtores rurais do município de Erval Grande - RS. Constatou-se que a maioria das propriedades rurais é de pequeno porte, com até 50 hectares de terra e com a predominância da mão de obra familiar, em que o faturamento anual para 67% da amostra é de até R$ 24.000,00. Verificou-se que 61% dos produtores rurais entrevistados não separam seus gastos particulares dos gastos com as atividades rurais. Para 56% dos entrevistados os preços dos produtos comercializados são definidos pela cooperativa ou empresa compradora e 48% desconhecem os objetivos e as finalidades da contabilidade. Os resultados gerais evidenciam a necessidade do reconhecimento dos objetivos da contabilidade pelos gestores rurais e da utilização da contabilidade como um instrumento de apoio à gestão das propriedades rurais, tendo em vista a carência identificada pelo estudo.
Downloads
Referências
CALGARO, N. C.; FACCIN, K. Controle financeiro em propriedades rurais: estudos de caso do 3° Distrito de Flores da Cunha. Global Manager Acadêmica, v. 1, n. 1, p.1-20, 2012.
CLEMENTE, A.; SOUZA, A.; TAFFAREL, M.; GERIGK, W. Perfil das propriedades rurais familiares e controle de custos na região centro-sul do Paraná. Custos e Agronegócio Online, v. 6, n. 3, p. 21-43, 2010.
COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS. Pronunciamento técnico CPC 29 ativos biológicos e produtos agrícolas. Dispõem sobre o tratamento contábil dos ativos biológicos e produtos agrícolas. Disponível em: <http://www.cpc.org.br/mostraOrientacao.php?id=45>. Acesso em: 18 ago. 2012.
CREPALDI, S. A. Contabilidade rural: uma abordagem decisorial. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2011.
DORR, A. C.; GUSE, J. C.; FREITAS, L. A. R.; ROSSATO, M. V. Utilização de instrumentos de gestão contábil pelos produtores agropecuários. Revista Eletrônica de Contabilidade, v. 6, n.1, p. 35-45, 2012.
FRANCISCHETTI JUNIOR, S. C.; ZANCHET, A. Perfil contábil-administrativo dos produtores rurais e a demanda por informações contábeis. Ciências Sociais e Aplicadas em Revista, v. 6, n. 11, p.1-18, 2006.
HOFER, E.; BORILLI, S. P.; PHILIPPSEN, R. B. Contabilidade como ferramenta gerencial para a atividade rural: um estudo de caso. Enfoque: Reflexão Contábil, v. 25, n. 3, p. 5-16, 2006.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Produção da pecuária municipal 2010. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/economia/ppm/2010/ppm2010.pdf>. Acesso em: 01 nov. 2012.
IUDÍCIBUS, S.; MARTINS, E.; GELBCKE, E. R.; SANTOS, A. Manual de contabilidade societária: aplicável a todas as sociedades de acordo com as normas internacionais e do CPC. São Paulo: Atlas, 2010.
MARION, J. C. Contabilidade rural: contabilidade agrícola, contabilidade da pecuária, imposto de renda - pessoa jurídica. 12. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
MAZZIONI, S.; ZANIN, A.; KRUGER, S. D.; ROCHA, J. L. K. A importância dos controles gerenciais para o agribusiness. Revista Catarinense da Ciência Contábil, v. 6, p. 9-26, 2007.
MENDONÇA, C. Agronegócio: atividade alavanca exportações do Brasil. Disponível em: <http://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/agronegocio-atividade-alavanca-exportacoes-do-brasil.htm>. Acesso em: 30 out. 2012.
MIOR, L.C. Agricultores familiares, agroindústrias e redes de desenvolvimento rural. Chapecó: Argos, 2005
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO – MDA. Ministro debate papel da agricultura familiar e oportunidade de negócios no RS. Disponível em: <http://www.mda.gov.br/portal/noticias/item?item_id=10315050>. Acesso em 02 out. 2012.
______. O agronegócio familiar no Brasil e nos seus estados. Disponível em: http://portal.mda.gov.br/portal/saf/arquivos/view/ater/livros/O_Agroneg%C3%B3cio_Familiar_no_Brasil_e_nos_seus_Estados.doc. Acesso em: 01 nov. 2012.
OLIVEIRA, N. C. Contabilidade do agronegócio: teoria e prática. 2. ed. Curitiba: Juruá, 2010.
PLAIS, P. M. Os impactos da nova metodologia de contabilização no Brasil, dos ativos biológicos e dos derivativos (futuros) sobre os principais indicadores utilizados nas análises econômico-financeiras feitas por instituições financeiras para fins de financiamento de empresas do setor de commodities agrícolas. Revista de Finanças Aplicadas, v. 1, p.1-17, 2010.
RODRIGUES, A. O.; BUSCH, C. M.; GARCIA, E. R.; TODA, W. H. A nova contabilidade rural. São Paulo: IOB, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de ser um periódico de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, com caráter científico.
A Revista REUNIR adota Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Brasil License ou seu equivalente.