A CONTABILIDADE COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO DOS ESTABELECIMENTOS RURAIS

Autores

  • Silvana Dalmutt kruger Unochapecó
  • Ediane Glustak Unochapecó
  • Sady Mazzioni Unochapecó/FURB
  • Antonio Zanin Unochapecó

DOI:

https://doi.org/10.18696/reunir.v4i2.246

Palavras-chave:

Contabilidade rural. Propriedades rurais. Gestão de estabelecimentos rurais.

Resumo

O objetivo do estudo é identificar o uso da contabilidade como instrumento de gestão das propriedades rurais. Os procedimentos metodológicos caracterizam a pesquisa como exploratória, de levantamento e de natureza quantitativa. Os dados foram coletados por meio de questionário com 150 produtores rurais do município de Erval Grande - RS. Constatou-se que a maioria das propriedades rurais é de pequeno porte, com até 50 hectares de terra e com a predominância da mão de obra familiar, em que o faturamento anual para 67% da amostra é de até R$ 24.000,00. Verificou-se que 61% dos produtores rurais entrevistados não separam seus gastos particulares dos gastos com as atividades rurais. Para 56% dos entrevistados os preços dos produtos comercializados são definidos pela cooperativa ou empresa compradora e 48% desconhecem os objetivos e as finalidades da contabilidade. Os resultados gerais evidenciam a necessidade do reconhecimento dos objetivos da contabilidade pelos gestores rurais e da utilização da contabilidade como um instrumento de apoio à gestão das propriedades rurais, tendo em vista a carência identificada pelo estudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvana Dalmutt kruger, Unochapecó

Doutoranda em Contabilidade pela UFSC, Mestra em Contabilidade, Professora do Curso de Ciências Contábeis da Unochapecó.

Ediane Glustak, Unochapecó

Graduada em Ciências Contábeis pela Unochapecó

Sady Mazzioni, Unochapecó/FURB

Doutorando em Ciências Contábeis pela FURB, Mestre em Contabilidade, professor do curso de Ciências Contábeis.

Antonio Zanin, Unochapecó

Doutor em Engenharia de Produção, professor do curso de Ciências Contábeis.

Referências

CALGARO, N. C.; FACCIN, K. Controle financeiro em propriedades rurais: estudos de caso do 3° Distrito de Flores da Cunha. Global Manager Acadêmica, v. 1, n. 1, p.1-20, 2012.

CLEMENTE, A.; SOUZA, A.; TAFFAREL, M.; GERIGK, W. Perfil das propriedades rurais familiares e controle de custos na região centro-sul do Paraná. Custos e Agronegócio Online, v. 6, n. 3, p. 21-43, 2010.

COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS. Pronunciamento técnico CPC 29 ativos biológicos e produtos agrícolas. Dispõem sobre o tratamento contábil dos ativos biológicos e produtos agrícolas. Disponível em: <http://www.cpc.org.br/mostraOrientacao.php?id=45>. Acesso em: 18 ago. 2012.

CREPALDI, S. A. Contabilidade rural: uma abordagem decisorial. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

DORR, A. C.; GUSE, J. C.; FREITAS, L. A. R.; ROSSATO, M. V. Utilização de instrumentos de gestão contábil pelos produtores agropecuários. Revista Eletrônica de Contabilidade, v. 6, n.1, p. 35-45, 2012.

FRANCISCHETTI JUNIOR, S. C.; ZANCHET, A. Perfil contábil-administrativo dos produtores rurais e a demanda por informações contábeis. Ciências Sociais e Aplicadas em Revista, v. 6, n. 11, p.1-18, 2006.

HOFER, E.; BORILLI, S. P.; PHILIPPSEN, R. B. Contabilidade como ferramenta gerencial para a atividade rural: um estudo de caso. Enfoque: Reflexão Contábil, v. 25, n. 3, p. 5-16, 2006.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Produção da pecuária municipal 2010. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/economia/ppm/2010/ppm2010.pdf>. Acesso em: 01 nov. 2012.

IUDÍCIBUS, S.; MARTINS, E.; GELBCKE, E. R.; SANTOS, A. Manual de contabilidade societária: aplicável a todas as sociedades de acordo com as normas internacionais e do CPC. São Paulo: Atlas, 2010.

MARION, J. C. Contabilidade rural: contabilidade agrícola, contabilidade da pecuária, imposto de renda - pessoa jurídica. 12. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MAZZIONI, S.; ZANIN, A.; KRUGER, S. D.; ROCHA, J. L. K. A importância dos controles gerenciais para o agribusiness. Revista Catarinense da Ciência Contábil, v. 6, p. 9-26, 2007.

MENDONÇA, C. Agronegócio: atividade alavanca exportações do Brasil. Disponível em: <http://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/agronegocio-atividade-alavanca-exportacoes-do-brasil.htm>. Acesso em: 30 out. 2012.

MIOR, L.C. Agricultores familiares, agroindústrias e redes de desenvolvimento rural. Chapecó: Argos, 2005

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO – MDA. Ministro debate papel da agricultura familiar e oportunidade de negócios no RS. Disponível em: <http://www.mda.gov.br/portal/noticias/item?item_id=10315050>. Acesso em 02 out. 2012.

______. O agronegócio familiar no Brasil e nos seus estados. Disponível em: http://portal.mda.gov.br/portal/saf/arquivos/view/ater/livros/O_Agroneg%C3%B3cio_Familiar_no_Brasil_e_nos_seus_Estados.doc. Acesso em: 01 nov. 2012.

OLIVEIRA, N. C. Contabilidade do agronegócio: teoria e prática. 2. ed. Curitiba: Juruá, 2010.

PLAIS, P. M. Os impactos da nova metodologia de contabilização no Brasil, dos ativos biológicos e dos derivativos (futuros) sobre os principais indicadores utilizados nas análises econômico-financeiras feitas por instituições financeiras para fins de financiamento de empresas do setor de commodities agrícolas. Revista de Finanças Aplicadas, v. 1, p.1-17, 2010.

RODRIGUES, A. O.; BUSCH, C. M.; GARCIA, E. R.; TODA, W. H. A nova contabilidade rural. São Paulo: IOB, 2011.

Downloads

Publicado

2014-08-14

Como Citar

kruger, S. D., Glustak, E., Mazzioni, S., & Zanin, A. (2014). A CONTABILIDADE COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO DOS ESTABELECIMENTOS RURAIS. REUNIR Revista De Administração Contabilidade E Sustentabilidade, 4(2), 134-153. https://doi.org/10.18696/reunir.v4i2.246

Edição

Seção

Artigos científicos