PROGRAMAS E PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS NA BOVINOCULTURA DE CORTE DE MATO GROSSO DO SUL: CAMINHOS PARA A CONSOLIDAÇÃO DE UMA BOVINOCULTURA SUSTENTÁVEL
DOI:
https://doi.org/10.18696/reunir.v4i1.158Palavras-chave:
Sustentabilidade, Cadeia da bovinocultura de corte, Pecuária bovina sustentável.Resumo
A sustentabilidade na bovinocultura de corte tem sido vista como uma das possibilidades para a solução de problemas ambientais causados pelo agronegócio. Essa visão, que procura disseminar valores, acredita na preservação em substituição da degradação, visualizando assim uma possibilidade objetiva de mudança com a manutenção da competitividade. Neste artigo explora essas questões ao realizar um estudo qualitativo, descritivo com objetivo de identificar os programas e as principais práticas desenvolvidos no estado de Mato Grosso do Sul que integram a questão da sustentabilidade na cadeia da bovinocultura de corte. Os dados utilizados neste artigo foram obtidos de fontes primárias, gerados pelas entrevistas com três agentes pertencentes a instituições ligadas a cadeia da bovinocultura de corte. As discussões deste artigo identificaram que os principais programas sustentáveis da bovinocultura de corte no Estado de Mato Grosso do Sul são: Pecuária Bovina Orgânica, Boas Práticas Agropecuárias, e Integração Lavoura, Pecuária e Floresta, evidenciando que através de programas e práticas é possível obter uma bovinocultura de corte sustentável.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de ser um periódico de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, com caráter científico.
A Revista REUNIR adota Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Brasil License ou seu equivalente.