Propostas de melhorias na gestão de resíduos no setor calçadista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18696/reunir.v12i4.1257

Palavras-chave:

Empresas Calçadistas, Gestão e Destinação de Resíduos, Sustentabilidade Ambiental

Resumo

Grande parte dos resíduos industriais originam-se do desperdício da matéria prima, proveniente de falhas no processo produtivo. O setor calçadista é um setor de grande impacto ambiental, principalmente pelo volume excessivo de resíduos poluentes gerados, e pelo reduzido reaproveitamento do material. Destarte, se faz mister a correta gestão e destinação final, ambientalmente adequada dos resíduos, além de alterações no processo produtivo, com o intuito de reduzir a quantidade gerada dos mesmos. Neste contexto, foi realizado o estudo com o objetivo de analisar e propor melhorias em relação à gestão de resíduos em empresas do setor calçadista. Quanto a metodologia, o estudo é de natureza aplicada, a pesquisa é descritiva, e a abordagem do problema é qualitativa. Em relação aos procedimentos técnicos, o trabalho consiste na realização de pesquisa bibliográfica e estudo de caso múltiplo de três empresas localizadas no do estado do Rio Grande do Sul. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas, levantamento documental e observação não participante. Os resultados evidenciam que as empresas estudadas se preocupam com a correta gestão e destinação final ambientalmente adequada, contudo, existem diversos aspectos que deveriam ser melhorados, principalmente no que se refere ao controle de resíduos e a redução na geração por meio do reaproveitamento/reciclagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Margarete Blume Vier, Universidade Feevale

Mestre em Qualidade Ambiental e Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Feevale.

Vanessa Theis, Universidade Feevale

Doutoranda do PPG em Qualidade Ambiental. Mestre e bacharel em Administração, ambos pela Universidade Feevale.

Dusan Schreiber, Universidade Feevale

Doutor em Administração pela UFRGS. Professor e Pesquisador do PPG em Qualidade Ambiental e do Mestrado em Indústria Criativa na Universidade Feevale.

Downloads

Publicado

2022-12-22

Como Citar

Blume Vier, M. ., Theis, V., & S, D. (2022). Propostas de melhorias na gestão de resíduos no setor calçadista. REUNIR Revista De Administração Contabilidade E Sustentabilidade, 12(4), 94-106. https://doi.org/10.18696/reunir.v12i4.1257

Edição

Seção

Artigos científicos