A gestão municipal dos resíduos sólidos urbanos em um município da região sudeste do estado do Paraná: implicações para a sustentabilidade
DOI:
https://doi.org/10.18696/reunir.v13i1.1110Palavras-chave:
Resíduos sólidos municipais, Desenvolvimento sustentável, Gerenciamento de resíduos sólidosResumo
O aumento na diversidade e geração de resíduos sólidos decorrentes de fatores como rápida industrialização, crescimento populacional e modificação nos padrões de consumo e os problemas de ordem ambiental, social e econômicos decorrentes, colocam a gestão sustentável dos resíduos como uma questão crítica a ser considerada, essencialmente nas realidades municipais. Baseando-se nessas considerações, este estudo teve como objetivo compreender como ocorre o gerenciamento de resíduos sólidos no município de Irati, PR e os impactos relacionados à sustentabilidade. Os dados foram coletados por meio de uma pesquisa de campo, utilizando-se de entrevistas, observações e análise documental. Os resultados apontam para a complexidade e os grandes desafios relacionados à gestão dos resíduos sólidos nos contextos municipais. Pontos positivos e negativos são evidenciados nas dimensões da sustentabilidade. Soluções que adotem uma abordagem de múltiplos critérios ambientais e socioeconômicos são necessária, incluindo a elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS), a fim de minimizar aspectos negativos do mau gerenciamento.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de ser um periódico de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, com caráter científico.
A Revista REUNIR adota Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Brasil License ou seu equivalente.