EMPODERAMENTO E POSICIONAMENTO DE MARCA: ANÁLISE DA MARCA LOLA COSMETICS

Autores

  • Washington Sales do Monte Faculdade Vale do Jaguaribe - FVJ
  • Ana Paula Dantas Faculdade Vale do Jaguaribe - FVJ

DOI:

https://doi.org/10.18696/reunir.v7i3.548

Palavras-chave:

Empoderamento. Feminismo. Marca.

Resumo

Este trabalho objetiva analisar o posicionamento de uma marca nas mídias sociais, e entender como a apropriação de pautas feministas podem ajudar no “empoderamento” da mulher. O interesse em relação ao tema proposto, como também a sua escolha, se deram por observar o crescimento que o movimento feminista tem alcançado em variados setores da sociedade. Mas, principalmente, pelo interesse que as marcas vêm demonstrando em abraçar essa causa. Para isso, foi utilizada como metodologia uma pesquisa bibliográfica sobre o feminismo, com o fim de compreender como as marcas estão agregando esse conceito em seu posicionamento. E realizou-se uma análise de conteúdo da marca Lola Cosmetics em suas mídias sociais Facebook, Instagram e Hotsite, para identificar pontos que evidenciam o empoderamento feminino através da marca. No decorrer da análise utilizou-se como contraponto os conceitos feministas e as últimas tendências do marketing, tais como a utilização da diversidade e da identidade como posicionamento e imagem de marca. Desta maneira foi possível constatar, através das análises dos materiais selecionados, que, embora na abordagem do feminismo, em suas ações, existam interesses mercadológicos de maior adesão do público feminino ao consumo dos produtos, como também o desejo de conquistar visibilidade da marca, é possível perceber que há uma preocupação em manter um relacionamento de intimidade com suas consumidoras. Isto é, empoderá-las de tal maneira, que sintam-se livres e independentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Washington Sales do Monte, Faculdade Vale do Jaguaribe - FVJ

Graduado em Marketing. Especiaista em Docência do Ensino Supeior e Consultoria Empresarial pela UnP. Mestre em Ambiente, Tecnologia e Sociedade pela UFERSA e Doutorando em Prooriedade Intelectual pela UFS.

Ana Paula Dantas, Faculdade Vale do Jaguaribe - FVJ

Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, cursando especialização em Gestão de Marketing na Faculdade do Vale do Jaguaribe. E-mail: paulinha.jusf@gmail.com

Referências

ADICHIE, C. N.. Sejamos todas feministas. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.ARRUDA, Angela. Feminismo, gênero e representações sociais. Feminismo: Teorias e perspectivas. Revista de Estudos Feminista, 2000.

BARRETO, A. C. P. de M.; FAMÁ, R.. Valor da marca: uma reflexão sobre conceitos. Revista de Administração, São Paulo, v. 33, n 4. 1998.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BEAUVOIR, S. O segundo sexo. Trad. Sergio Milliet. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980.

CASTELLS, M.l. Redes de indignação e esperança: Movimentos sociais na era da internet. Tradução: Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.

DESCARRIES, F. Teorias feministas: liberação e solidariedade no plural. Feminismo: teorias e perspectivas, 2000.

FEATHERSTONE, M.. 1990. Cultura de Consumo e Pós-Modernismo. 1º edição São Paulo: Studio Nobel, 1995.

HOOLEY, G. J.; SAUNDERS, J.. Posicionamento competitivo. São Paulo: Makron Books, 1996.

GABRIEL, M.. Marketing na Era Digital. Conceitos, Plataformas e Estratégias. Novatec. 2010.

GARCILLAN, M. de. Marketing para Cosméticos: uma abordagem internacional. São Paulo: Thomson Learning, 2008.

HILLER, M.. Branding: A arte de construir marcas. São Paulo: Editora Trevisan, 2012.

LEVITT, T.. A imaginação de marketing. São Paulo. Atlas, 1990.

LOLA COSMETICS. Disponível em: . Acesso em: dez. de 2017.

LIMA D. (Org.). Nísia Floresta: a primeira feminista do Brasil. Florianópolis: Mulheres, 2005. 143 p. MA DUARTE, Constância (Org.). Nísia Floresta: a primeira feminista do Brasil. Florianópolis: Mulheres, 2005. 143 p.

LISBOA, T.K. Empoderamento de mulheres e participação na gestão de políticas públicas. Disponível em: http://www.sociologia.ufsc.br/npms/teresa_kleba_lisboa.pdf Acesso em: dez. 2017

MARTINS, C. H. B.. Trabalhadores na reciclagem do lixo: dinâmicas econômicas, socioambientais e políticas na perspectiva de empoderamento. Tese (doutorado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Programa de Pós-Graduação em Sociologia, 2003.

REVELLA, A.. Buyer Personas: conhecendo seu cliente real. Arizona: Wiley, 2015.

ROCHA, E. Representações do consumo: estudos sobre a narrativa publicitária. Rio de Janeiro: Ed.PUC: Mauad, 2011.TAVARES, Mauro Calixta. A força da marca: como construir e manter marcas fortes. São Paulo: Harbra, 1998.

KOTLER, P.. Administração de Marketing. Edição Novo Milênio. São Paulo, Person. 2000.

KHAUAJA, D. M. R.. O sistema de informações de Marketing no Mercado Industrial. Revista de Administração, São Paulo, 2008.

Downloads

Publicado

2017-12-22

Como Citar

Monte, W. S. do, & Dantas, A. P. (2017). EMPODERAMENTO E POSICIONAMENTO DE MARCA: ANÁLISE DA MARCA LOLA COSMETICS. REUNIR Revista De Administração Contabilidade E Sustentabilidade, 7(3), 18-35. https://doi.org/10.18696/reunir.v7i3.548

Edição

Seção

Artigos científicos