O processo de desertificação no Município de Acari/RN e as alternativas de permanência para seus munícipes.
DOI:
https://doi.org/10.18696/reunir.v6i2.394Keywords:
Região do Seridó, Acari/RN, desertificação, caatinga.Abstract
O presente trabalho analisa o quadro ambiental do município de Acari/RN, com foco na desertificação. Aborda o conceito de desertificação na visão de ACCIOLY (2011), ROSA (1974) e GALVÃO (2012) que identificam suas possíveis causas. Ainda, elenca as possíveis alternativas para permanência dos habitantes no município. Apresenta aspectos ambientais inerentes ao processo de desertificação do município de Acari, identificando algumas de suas potencialidades e fragilidades. A discussão teórica reflete sobre os núcleos de desertificação no Semiárido brasileiro que é formado pelo Polígono das Secas. Também, permite pensar no núcleo de desertificação Seridó e em sua vegetação caatinga. Proporciona uma visão do município de Acari, sua localização, povoamento e atividades econômicas. Por fim, apresenta os resultados da pesquisa de campo realizada com pessoas que trabalham em olarias, cerâmicas e facções.
Downloads
References
ACCIOLY, Luciano José Oliveira. Degradação do solo e desertificação no nordeste brasileiro do Brasil. Portal Dia do Campo – informações que produz. São Paulo; Fev, 2011.
<http://www.diadecampo.com.br/zpublisher/materias/Materia.asp?id=2.>. Acesso em: 18 out. 2013.
SANTA ROSA, Jaime da Nóbrega. Acari: fundação, história e desenvolvimento. Rio de Janeiro: Pongetti, 1974. 144p.
M. L. M. Galvão. Disponível em: < http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/viewFile/1694/733>. ISSN 1807 – 1600. Acesso em: 12 abr. 2014.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de Direito Autoral
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de ser um periódico de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, com caráter científico.
A Revista REUNIR adota Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Brasil License ou seu equivalente.