FORMULATION EFFECT: UMA ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DA FORMA DE APRESENTAÇÃO DE DEMONSTRATIVOS E RELATÓRIOS CONTÁBEIS SOBRE O PROCESSO DECISÓRIO
DOI:
https://doi.org/10.18696/reunir.v3i4.195Keywords:
Efeito Formulação, Informações Contábeis, Processo DecisórioAbstract
Este trabalho tem como principal objetivo verificar se a forma como os demonstrativos e relatórios contábeis são apresentados pode (ou não) influenciar as decisões dos usuários de informações financeiras, tendo como base as respostas de 1.850 discentes dos cursos de Administração e Contábeis de instituições públicas e particulares. Foram realizados cinco experimentos, apresentados sob forma de questionário, estruturados em dois estudos. No Estudo I, composto pelos experimentos 1, 2 e 5, o objetivo foi verificar se os diferentes tratamentos contábeis para avaliação e evidenciação de alguns elementos contábeis afetam, de forma significante, as decisões dos alunos. O Estudo II, composto dos experimentos 3, 4, buscou verificar se a utilização de recursos textuais e/ou gráficos na apresentação de informações financeiras pode alterar a percepção e, consequente, decisão dos indivíduos. Os resultados evidenciam que os participantes da pesquisa tiveram suas escolhas influenciadas pelo critério de avaliação de estoques e evidenciação de P&D utilizados e pelo reconhecimento dos efeitos da inflação na elaboração das demonstrações contábeis, bem como pela utilização de recursos textuais e/ou gráficos na apresentação dos relatórios financeiros, comprovando o efeito formulação nas situações apresentadas.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2013-11-26
How to Cite
Lima, D. H. S. de, & Silva, C. A. T. (2013). FORMULATION EFFECT: UMA ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DA FORMA DE APRESENTAÇÃO DE DEMONSTRATIVOS E RELATÓRIOS CONTÁBEIS SOBRE O PROCESSO DECISÓRIO. REUNIR Revista De Administração Contabilidade E Sustentabilidade, 3(4), 148-166. https://doi.org/10.18696/reunir.v3i4.195
Issue
Section
Artigos científicos
License
Declaração de Direito Autoral
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de ser um periódico de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, com caráter científico.
A Revista REUNIR adota Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Brasil License ou seu equivalente.