Custo de transação e a interveniência reflexa dos incentivos fiscais no desempenho do investimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18696/reunir.v12i3.1214

Palavras-chave:

Custo de transação, Incentivos fiscais, Investimento

Resumo

A pesquisa objetivou verificar, nas empresas de capital aberto listadas no Brasil Bolsa Balcão (B3), excluídas as do setor de financeiro, seguros e utilidades públicas, entre os anos de 2010 a 2017, a interferência dos custos transacionais, decorrentes dos incentivos fiscais, na relação entre a variação dos investimentos e o desempenho operacional das empresas. Definindo o lucro antes dos tributos e resultados financeiros como indicador de desempenho e o investimento em bens de capital como métrica para o investimento, o estudo se desenvolveu sob a ótica dos elementos da teoria do custo de transação. As evidências empíricas encontradas indicam que os custos adicionais de transação, decorrentes das cláusulas concessórias dos incentivos fiscais, no Brasil, podem ser capazes de influenciar negativamente no desempenho operacional das empresas, ante os investimentos realizados. Os achados reacendem a discussão sobre a utilidade dos incentivos fiscais para economia e para sociedade, além de demonstrar a necessidade de um acompanhamento adequado do aproveitamento dos incentivos fiscais obtidos e as suas repercussões no desempenho das empresas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Roberto Nóbrega Cavalcante, Universidade Federal da Paraíba

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Paraíba (1985), Mestre em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (1994) e Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal da Paraíba.

Publicado

2022-10-21

Como Citar

Lima, L. V. de A., & Nóbrega Cavalcante, P. R. (2022). Custo de transação e a interveniência reflexa dos incentivos fiscais no desempenho do investimento. REUNIR Revista De Administração Contabilidade E Sustentabilidade, 12(3), 61-71. https://doi.org/10.18696/reunir.v12i3.1214

Edição

Seção

Artigos científicos