Análise do Absenteísmo enquanto um tipo de Custo Oculto em uma Instituição de Ensino Pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18696/reunir.v10i2.939

Palavras-chave:

Absenteísmo, Custos ocultos, Instituições de Ensino

Resumo

Os estudos sobre absenteísmo se tornam importante devido à necessidade de compreender como os cultos ocultos afetam os resultados das organizações e os mecanismos que podem ser implementados para obter melhores respostas. O presente trabalho tem a finalidade de analisar o absenteísmo, enquanto um tipo de custo oculto, a partir das categorias (patologia, setor de trabalho, cargo); do índice anual; e, do custo do absenteísmo, em uma Instituição de ensino público, no período de 2015 a 2017. Tais informações foram obtidas por meio dos relatórios gerais, relativos aos períodos de 2015 a 2017. Ainda, foram utilizados os Relatórios Anuais de Gestão do IFPB, acessados na página oficial da instituição. Os dados foram tratados com estatísticas descritivas e foram analisadas as categorias de absenteísmo para verificar os índices e custo oculto gerado para a instituição. Com base nos resultados, ficou evidenciado que o acumulado de servidores afastados é ocasionado por fatores decorrentes do estado de saúde dos próprios servidores ou para acompanhamento de pessoa da família, como doenças ocasionadas por infecções virais, transtornos mentais e comportamentais. Quanto ao Índice de Absenteísmo Anual foi constatado que ultrapassa o valor previsto pela Associação Internacional de Medicina do Trabalho e, portanto, é considerado inaceitável. Em relação aos custos ocultos com absenteísmo, constatou-se que os custos ocultos com docentes sobressaíram em relação aos custos ocultos com técnicos-administrativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Igor da Costa Santos, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Graduado em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ) (2006), Administração e Direito pelo Instituto Educação Superior da Paraíba (IESP); Especialista em Controladoria e Auditoria, pelo Centro Universitário de João Pessoa (2007); Mestre pelo Programa Multiinstitucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis UnB/UFPB/UFRN; Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCC) da UFPB; Docente efetivo na Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Paulo Amilton Maia Leite Filho, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutor em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) EM 2000. Professor Titular da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Maria Luiza da Costa Santos, Instituto Federal da Paraíba - IFPB

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (1981), mestrado em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (1992) e doutorado em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (2003). Atualmente é membro do comitê de ética do ifpb do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, chefe de departamento educação profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba e professor titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Recursos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: pesquisa, práticas, pessoas, empresa e administração.

Downloads

Publicado

2020-04-18

Como Citar

Santos, M. I. da C., Leite Filho, P. A. M., & Santos, M. L. da C. (2020). Análise do Absenteísmo enquanto um tipo de Custo Oculto em uma Instituição de Ensino Pública. REUNIR Revista De Administração Contabilidade E Sustentabilidade, 10(2), 57-65. https://doi.org/10.18696/reunir.v10i2.939

Edição

Seção

Artigos científicos