ESTRATÉGIAS DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS INTERPESSOAIS ENTRE PROFESSORES E ESTUDANTES EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE EDUCAÇÃO SUPERIOR

Autores

  • Thales Fabricio Costa e Silva Universidade Federal de Campina Grande
  • Jônica Marques Coura Aragão Universidade Federal de Campina Grande
  • Jacyara Farias Souza Marques Mestrado Profissional em Administração Pública - PROFIAP UFCG
  • Erivaldo Moreira Barbosa Mestrado Profissional em Administração Pública - PROFIAP UFCG

DOI:

https://doi.org/10.18696/reunir.v9i3.913

Palavras-chave:

Conflitos, Gestão de Conflitos, Ensino Superior

Resumo

A existência de conflitos interpessoais é um fenômeno histórico e inerente às relações humanas, visto anteriormente como fenômeno disfuncional e que deveria ser evitado, no entanto, atualmente vem sendo considerado como uma experiência produtiva aos indivíduos e aos espaços que estes ocupam. Neste sentido, este trabalho tem o objetivo de discutir as estratégias de resolução de conflitos interpessoais entre professores e alunos adotadas em uma universidade pública federal. Os resultados foram obtidos através de uma pesquisa exploratória, a partir da coleta de dados com 29 professores e 476 alunos desta instituição. O estudo indica que alguns métodos utilizados pela instituição são inadequados para os tipos de conflitos apresentados, requerendo que a gestão universitária reflita sobre a importância do seu papel na gestão de conflitos interpessoais e identifique outras estratégias para a condução das situações experienciadas neste espaço. 

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Publicado

2019-12-25

Como Citar

Costa e Silva, T. F., Aragão, J. M. C., Marques, J. F. S., & Barbosa, E. M. (2019). ESTRATÉGIAS DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS INTERPESSOAIS ENTRE PROFESSORES E ESTUDANTES EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE EDUCAÇÃO SUPERIOR. REUNIR Revista De Administração Contabilidade E Sustentabilidade, 9(3), 19-30. https://doi.org/10.18696/reunir.v9i3.913

Edição

Seção

Artigos científicos