ESTRATÉGIAS DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS INTERPESSOAIS ENTRE PROFESSORES E ESTUDANTES EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.18696/reunir.v9i3.913Palavras-chave:
Conflitos, Gestão de Conflitos, Ensino SuperiorResumo
A existência de conflitos interpessoais é um fenômeno histórico e inerente às relações humanas, visto anteriormente como fenômeno disfuncional e que deveria ser evitado, no entanto, atualmente vem sendo considerado como uma experiência produtiva aos indivíduos e aos espaços que estes ocupam. Neste sentido, este trabalho tem o objetivo de discutir as estratégias de resolução de conflitos interpessoais entre professores e alunos adotadas em uma universidade pública federal. Os resultados foram obtidos através de uma pesquisa exploratória, a partir da coleta de dados com 29 professores e 476 alunos desta instituição. O estudo indica que alguns métodos utilizados pela instituição são inadequados para os tipos de conflitos apresentados, requerendo que a gestão universitária reflita sobre a importância do seu papel na gestão de conflitos interpessoais e identifique outras estratégias para a condução das situações experienciadas neste espaço.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de ser um periódico de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, com caráter científico.
A Revista REUNIR adota Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Brasil License ou seu equivalente.