A gestão municipal dos resíduos sólidos urbanos em um município da região sudeste do estado do Paraná: implicações para a sustentabilidade

Autores

  • Flavia Massuga Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) https://orcid.org/0000-0003-2490-6678
  • Sérgio Luis Dias Doliveira Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
  • Simone Soares Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
  • Mara Sandra Parlow Faculdade EST

DOI:

https://doi.org/10.18696/reunir.v13i1.1110

Palavras-chave:

Resíduos sólidos municipais, Desenvolvimento sustentável, Gerenciamento de resíduos sólidos

Resumo

O aumento na diversidade e geração de resíduos sólidos decorrentes de fatores como rápida industrialização, crescimento populacional e modificação nos padrões de consumo e os problemas de ordem ambiental, social e econômicos decorrentes, colocam a gestão sustentável dos resíduos como uma questão crítica a ser considerada, essencialmente nas realidades municipais. Baseando-se nessas considerações, este estudo teve como objetivo compreender como ocorre o gerenciamento de resíduos sólidos no município de Irati, PR e os impactos relacionados à sustentabilidade. Os dados foram coletados por meio de uma pesquisa de campo, utilizando-se de entrevistas, observações e análise documental. Os resultados apontam para a complexidade e os grandes desafios relacionados à gestão dos resíduos sólidos nos contextos municipais. Pontos positivos e negativos são evidenciados nas dimensões da sustentabilidade. Soluções que adotem uma abordagem de múltiplos critérios ambientais e socioeconômicos são necessária, incluindo a elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS), a fim de minimizar aspectos negativos do mau gerenciamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flavia Massuga, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Possui graduação em Administração pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2017) e mestrado em Desenvolvimento Comunitário pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2020). Atualmente é técnica de ensino (intermitente) - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: sustentabilidade, interdisciplinaridade, empreendedorismo e administração estratégica.

Sérgio Luis Dias Doliveira, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (1988), graduação em Administração pelo Instituto de Estudos Sociais do Paraná (1996), mestrado em Gestão Estratégica de Organizações pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2002) e Doutorado em Administração pela Universidade Federal do Paraná (2013). Atualmente é professor titular da Universidade Estadual do Centro-Oeste, em cursos de Graduação, Especialização e no Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Comunitário. Professor Associado D, atuando no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Desenvolvimento Comunitário (Mestrado e Doutorado), Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), e, ultimamente, Vice-Coordenador da Linha de Pesquisa Desenvolvimento Comunitário Sustentabilidade e Inovação e Gestão Ambiental. Paraná, Brasil. Áreas de atuação: Sustentabilidade e Inovação, Desenvolvimento Comunitário. 

Simone Soares, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Mestranda do Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Desenvolvimento Comunitário pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas e Docência em Administração, com MBA em Controladoria e Finanças. Formada em Administração e Secretariado Executivo. Experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão Estratégica de Pessoas e Finanças. Áreas de interesse: Sustentabilidade, Inovação e Desenvolvimento Comunitário.

Mara Sandra Parlow, Faculdade EST

Atuação em ENSINO, PESQUISA, GESTÃO, ASSESSORIAS TÉCNICAS e EDUCATIVAS. Possui DOUTORADO na área de Pesquisa: Religião e EDUCAÇÃO (Teologia, EST, 2004); MESTRADO em Teologia pela Faculdades EST na área de EDUCAÇÃO CRISTÃ (2000); BACHARELADO EM TEOLOGIA pela Faculdades EST (1996) e LICENCIATURA EM CIÊNCIAS pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Dom Bosco (1988). Tem experiência na formação de professores, bem como em atividades educativas de caráter formal (escola e universidade) e de caráter popular-humanista (projetos e captação de recursos). Com referenciais teóricos das CIÊNCIAS HUMANAS, suas ÊNFASES, na interface com a EDUCAÇÃO, são: Filosofia / Epistemologia e CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, METODOLOGIA de ensino e pesquisa, CORPOREIDADE, GÊNERO, ASSOCIATIVISMO, GESTÃO ECOENGAJADA e SUSTENTABILIDADE. Após assessorar, por dois anos (2005 - 2006), políticas públicas e governamentais para mulheres junto à Coordenadoria da MULHER / Prefeitura Municipal de São Leopoldo, passou a exercer o MINISTÉRIO PASTORAL vinculada à IECLB, até 2012. Licenciou-se para atuação na gestão pública municipal, em Farroupilha, sendo titular da SECRETARIA DE EDUCAÇÃO (janeiro a setembro de 2013) e diretora do Departamento de CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO (até dezembro de 2013). Atualmente, preside o Conselho Administrativo da ATENA - Cooperativa de Educação, Consultoria e Assessoria LTDA.; é livre docente junto a instituições de ensino superior e atua em favor da Gestão Pública AMBIENTAL, junto à Secretaria Municipal de Ecologia e Meio Ambiente (IRATI /PR) e MOVIMENTO LIXO ZERO BRASIL.

Publicado

2023-05-10

Como Citar

Massuga, F., Doliveira, S. L. D., Soares, S., & Parlow, M. S. (2023). A gestão municipal dos resíduos sólidos urbanos em um município da região sudeste do estado do Paraná: implicações para a sustentabilidade. REUNIR Revista De Administração Contabilidade E Sustentabilidade, 13(1), 149-170. https://doi.org/10.18696/reunir.v13i1.1110

Edição

Seção

Artigos científicos